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Pesquisa CNT de Rodovias 2024 destaca desafios da infraestrutura rodoviária brasileira

Estudo aponta que 26,6% das rodovias pavimentadas têm condições consideradas ruins ou péssimas
Por Redação em 25 de novembro de 2024 às 7h08
Pesquisa CNT de Rodovias 2024 destaca desafios da infraestrutura rodoviária brasileira
Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay

A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 revelou os principais desafios da infraestrutura rodoviária brasileira. O levantamento, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, avaliou 111.853 quilômetros de rodovias pavimentadas, abrangendo trechos federais e estaduais.

O estudo classifica as rodovias em cinco categorias de Estado Geral: ótimo (7,5%), bom (25,5%), regular (40,4%), ruim (20,8%) e péssimo (5,8%). Os dados indicam uma ligeira melhoria na qualidade geral em relação ao ano anterior, refletindo os investimentos realizados no setor.

Condições das rodovias públicas e privadas
A pesquisa detalha as condições das rodovias conforme o tipo de gestão. Entre as rodovias sob gestão pública, 74,8% da extensão avaliada foi classificada como regular, ruim ou péssima. Já nas rodovias concedidas à iniciativa privada, 63,1% apresentaram condições consideradas ótimas ou boas.

Investimento necessário

Para melhorar as condições das rodovias, a CNT estima que serão necessários R$ 99,7 bilhões em investimentos para reconstrução, restauração e manutenção. A entidade defende que a infraestrutura rodoviária exige esforços contínuos e um planejamento de longo prazo para atender às demandas de transporte e promover o desenvolvimento socioeconômico.

Segundo o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, a melhoria das rodovias depende de parcerias entre os setores público e privado. “Continuaremos a acompanhar de perto as transformações no setor, fortalecendo a agenda de investimentos para que o Brasil conquiste uma rede rodoviária compatível com seu potencial econômico e social”, afirmou.

Pontos críticos
O levantamento identificou 2.446 pontos críticos, como erosões, buracos grandes e quedas de barreiras, representando uma redução de 7,6% em relação à pesquisa de 2023. A diminuição mais expressiva ocorreu nas rodovias federais sob gestão pública, que apresentaram 17,4% menos ocorrências.

Metodologia do estudo

A Pesquisa CNT de Rodovias foi realizada por 24 equipes ao longo de 30 dias, entre 24 de junho e 23 de julho de 2024. A coleta de dados, totalmente digital, utilizou tecnologias como inteligência artificial para aumentar a precisão e a confiabilidade das informações.

A pesquisa avaliou 22 variáveis agrupadas em três categorias: pavimento, sinalização e geometria da via. Esses indicadores permitem não apenas um diagnóstico da situação atual, mas também o acompanhamento histórico da evolução das condições das rodovias brasileiras.

Aplicações práticas
As informações coletadas pela pesquisa auxiliam transportadores no planejamento de rotas e no cálculo dos custos operacionais relacionados às condições das rodovias. A CNT reforça que o estudo é uma ferramenta importante para subsidiar políticas públicas e investimentos que visem a melhoria da malha rodoviária nacional.

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