O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o novo PAC, que injetará R$ 280 bilhões em 302 empreendimentos nos modais rodoviários e ferroviários para impulsionar a logística nacional. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro (RJ).
Para dar maior efetividade ao programa, o Ministério dos Transportes dividiu as ações em 5 eixos de atuação para obras e melhorias. A retomada e conclusão de obras inacabadas serão tratadas como prioridade para o governo federal. O novo plano terá como foco reverter a piora da malha viária.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, as obras, projetos e investimentos da pasta possuem recursos garantidos para toda sua execução, seja por meio de aporte público ou privado.
São prioridades do Novo PAC
“É preciso garantir a manutenção e conservação, mas também modernizar a malha viária, observando os impactos que os projetos de infraestrutura podem gerar no meio ambiente e na vida das pessoas. Por isso, apostamos no desenvolvimento de uma indústria de baixa emissão de carbono, ideia que deve ser trabalhada de forma transversal entre as áreas”, ressaltou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
LEIA MAIS: