Após muitos debates nos últimos sobre as concessões das rodovias paranaenses, o primeiro lote do sistema rodoviário já tem data de lançamento de edital e de leilão marcados. Esse será o primeiro certame com a nova política de outorgas, o que permite um menor preço de tarifa de pedágio e garante os investimentos privados necessários para ampliação e manutenção das rodovias.
O edital do lote 1 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (12). A previsão é que o leilão ocorra no dia 25 de agosto na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
A nova modelagem consiste em um leilão por menor tarifa, sendo que não há necessidade de pagamento de aporte em caso de até 18%. Acima desse percentual, a contribuição será necessária. O investimento por menor tarifa exige, por exemplo, que o recurso seja usado na própria concessão para assegurar o andamento da execução das obras ao longo da rodovia, com pedágios mais baratos aos usuários.
"A concessão vai impulsionar as possibilidades do estado de elevar a competitividade, garantindo escoamento dos produtos paranaenses e mais acesso aos mercados brasileiros. Isso significa novos postos de trabalho, mais renda para o estado e melhoria da condição de vida das pessoas", afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho. A expectativa é que 620 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda com a concessão.
A pasta prevê investimento privado de R$ 7,9 bilhões no lote 1. Ao somar o primeiro lote com o lote 2, que terá suas datas anunciadas em breve, o montante chega a R$ 18,6 bilhões para os 30 anos de contrato.
"Isso significa dizer que o Paraná sozinho vai receber um investimento quase igual ao que o país com recursos públicos vai fazer em todo território brasileiro este ano", disse o ministro. Em 2023, o Ministério dos Transportes tem aproximadamente R$ 21 bilhões disponíveis para as rodovias e ferrovias brasileiras.