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Novo acesso ao Porto do Rio de Janeiro reduz gargalos e melhora mobilidade urbana

Portão 32 já recebe 53% do total de veículos que entram no complexo portuário
Por Redação em 2 de maio de 2022 às 13h31 (atualizado às 19h41)
Novo acesso ao Porto do Rio de Janeiro reduz gargalos e melhora mobilidade urbana

Prestes a completar seis meses de funcionamento, o Portão 32 do Porto do Rio de Janeiro já se tornou o principal acesso rodoviário ao porto, recebendo 53% do total de veículos que entram no complexo, especialmente aqueles destinados aos terminais de contêineres. 

Com a utilização do novo portão pelas transportadoras, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e a comunidade portuária apontam que o tráfego de caminhões e carretas no Centro e no Caju foi sensivelmente reduzido, melhorando a mobilidade urbana.

Construído estrategicamente para atender ao fluxo proveniente da Avenida Portuária, via expressa e exclusiva que viabilizou o acesso direto ao porto a partir da Avenida Brasil, o novo Portão 32 registrou 8.452 acessos ao porto no mês de fevereiro, segundo informações do superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima. 

“Com o funcionamento do Portão 32, houve uma expressiva redução do conflito rodoviário urbano. Uma grande quantidade de veículos de carga que chegava ao porto pela Avenida Brasil, passando pelo centro da cidade, principalmente no período da manhã, passou a utilizar a Avenida Portuária e o novo portão”, ressalta o superintendente.

Inaugurado em 19 de novembro de 2021, o Portão 32 fica localizado no final da Rua General Sampaio, no bairro do Caju, e foi projetado para receber o tráfego da Avenida Portuária, dimensionada para o fluxo de 2.600 veículos por dia. A obra foi executada e custeada com recursos próprios da CDRJ, totalizando um investimento na ordem de R$ 3,8 milhões, e o projeto executivo foi doado pelos terminais e operadores portuários.

O acesso abrange uma área total de 9.368 m2 e as instalações contam com quatro gates reversíveis em dimensões suficientes para as manobras dos caminhões e com tecnologia e automação para facilitar a dinâmica de entrada e saída do porto, com agilidade, organização e segurança, evitando filas.

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