A Unlog, que cria hubs avançados para a armazenagem, distribuição e transporte de cargas para indústrias, e-commerces e marketplaces, anuncia que obteve em 2021 crescimento de 1600% em relação ao registrado em 2020.
Segundo o CEO da Unlog, Michele Dim D'Ippolito, o crescimento acelerado do e-commerce no Brasil fez surgir um mercado em que não basta vender apenas, mas sim entregar o produto, se possível, em menos de meia hora.
“Para tornar essa dinâmica viável, investimos em hubs logísticos no coração dos grandes centros de consumo. Por estarmos mais próximos ao consumidor final, isso possibilita a redução do tempo e do custo de deslocamento do veículo responsável pela entrega. Nossa demanda de rota de transporte aumentou 100% nos últimos três meses”, diz D'Ippolito.
Atualmente presente em 18 cidades no país com 25 hubs logísticos, a Unlog informa que a expectativa é que até 2026 sua estrutura logística seja formada por 700 hubs urbanos logísticos.
A vertical de hubs da companhia leva o nome de Undocks, que são centros logísticos criados em espaços ociosos, salões e galpões, nas zonas quentes de consumo das cidades. Nestes espaços, são implementados também Dark Stores, que têm a dinâmica de uma loja convencional, mas não recebem o público e funcionam como um centro de distribuição (CD) avançado bem como Transit Points, qua ajudam na granularização das entregas além de Pick Ups e Drop off points.
Já o transporte é realizado pela Uncargo, transportadora do grupo Unlog que efetua entregas rápidas, aplicando, inclusive, ativos elétricos. “Estamos migrando nossa frota para veículos elétricos. Hoje temos 25 elétricos, de uma frota própria de 35 veículos, mas ao todo mantemos mais de 300 veículos entre carros, motos e bicicletas”, conta o CEO.