Ibovespa
127.361,72 pts
(-0,65%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,75%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,60%)
Euro
R$ 6,09
(-0,27%)

SPA contrata projeto para novo acesso ao Porto de Santos

Segunda ligação rodoviária faz parte do conjunto da nova entrada da cidade
Por Redação em 23 de setembro de 2020 às 11h28

A Santos Port Authority (SPA) contratou a Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura (Ebei) para elaborar o projeto básico das obras do novo acesso rodoviário ao Porto de Santos (SP), que ligará a Via Anchieta à Avenida Perimetral e faz parte do conjunto da nova entrada da cidade de Santos.

Como parte do terreno estava fora da antiga área do porto organizado, a aprovação da nova poligonal, no dia 30 de junho, permitiu a conclusão do processo. “A licitação foi aberta há aproximadamente dois anos, mas a assinatura do contrato só foi possível com a inclusão na área do porto organizado do terreno por onde passará o novo viaduto. Isso demonstra o acerto da administração da SPA no planejamento e modernização do porto, em alinhamento à política portuária do Ministério da Infraestrutura, que foi fundamental no encaminhamento da questão”, afirma Bruno Stupello, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação e que acumula, interinamente, a diretoria de Infraestrutura da SPA.

Com valor de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o serviço tem prazo contratual de 18 meses para finalização. O projeto prevê um viaduto de entrada no porto, sobre a Via Anchieta, e outros viadutos para transposição de vias ferroviárias. O sistema viário será composto ainda de rotatórias, canteiro central e demais dispositivos de acesso necessários às vias de conexão. Todas as intervenções previstas deverão conter os respectivos projetos de urbanismo, geométrico, geotecnia, drenagem, pavimentação, energia, iluminação, telefonia, lógica e monitoramento, sinalização viária e semafórica, obras de arte especiais, desvio de tráfego e remanejamento das interferências.

A segunda entrada do porto, além de trazer mais segurança, dará mais agilidade no acesso rodoviário aos terminais do complexo, ao segregar o tráfego de caminhões do trânsito urbano e eliminar cruzamentos rodoferroviários, melhorando, assim, a relação porto-cidade.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar