A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) protocolou, na última sexta-feira, dia 10 de julho, o projeto de concessão da Ferrogrão para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A nova ferrovia ligará Sinop, no norte do Mato Grosso a Itaituba, no estado do Pará.
O plano, acompanhado dos estudos técnicos e das minutas de edital e de contrato, foi assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, após liberação da diretoria da ANTT, no dia 7 de julho. Cabe ao TCU agora a análise da documentação para a publicação do edital de licitação a ser publicado ainda esse ano.
“Hoje, mais de 70% da safra matro-grossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), a mais de 2 mil quilômetros da origem. Esse cenário mostra a relevância do projeto dentro do sistema logístico de cargas do país, sendo um diferencial para a sua atratividade junto a potenciais investidores”, explica Freitas.
Com 933 km de extensão, a Ferrogrão tem papel estruturante para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja do estado do Mato Grosso, prevendo-se ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo. São esperados investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão.
Sua implementação vai consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. Estão previstos, também, um ramal entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis (PA), com 32 km, e um ramal de Itapacurá, com 11 km. O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.