De acordo com dados do Plano CNT de Transporte e Logística 2018, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil precisa de investimentos de mais de R$ 1,7 trilhão para modernizar sua infraestrutura de transporte, solucionando, assim, os principais problemas logísticos do país.
O montante seria necessário para concluir 2.663 obras elencadas como fundamentais pela entidade, que proporcionariam uma infraestrutura de transporte mais adequada às necessidades brasileiras. Somente o estado de São Paulo, por exemplo, precisaria de mais de R$ 280 bilhões investidos em 303 projetos prioritários. O estudo considera intervenções na infraestrutura de todos os modais para o deslocamento tanto de cargas quanto de passageiros.
“O Plano CNT de Transporte e Logística deixa claro o enorme desafio que o próximo presidente terá que enfrentar. Com as inúmeras demandas que pesam sobre o estado, o setor público sozinho não dará conta de arcar com todo esse investimento. Será preciso atrair a iniciativa privada com oferta de segurança jurídica, bons projetos e retorno atraente para os investidores”, afirma o presidente da CNT, Clésio Andrade.
Os projetos destacados pela publicação também consideram a infraestrutura já existente, identificando obsolescências, gargalos e descontinuidades, com recomendações para adequações e ampliações. Clique no link a seguir para acessar o estudo completo:
Plano CNT de Transporte e Logística 2018