A VLI anunciou, na última terça-feira, 27 de março, que concluiu as obras de ampliação do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP). A última etapa das melhorias consistiu na conclusão do berço 4, responsável por incrementar a capacidade de descarga de fertilizantes e enxofre. Além disso, o local recebeu autorização para receber e carregar por completo os navios Panamax, que possuem capacidade para transportar de 60 mil a 70 mil toneladas de grãos.
Com a ampliação, o terminal começa a operar com capacidade máxima de importação e passa também a exportar granéis agrícolas, possibilitando movimentar, ao todo, 14,5 milhões de t por ano, quase seis vezes mais que anteriormente. Desse total, 9,5 milhões de t serão para a exportação de grãos e açúcar e 5 milhões de t para a importação de fertilizantes, enxofre e demais produtos.
De acordo com o gerente geral do Tiplam, Alessandro Gama, o novo berço fecha um ciclo e vem para consolidar a operação. “Iniciamos 2018 com a expectativa de auxiliar ainda mais o agronegócio brasileiro com capacidade e eficiência para escoar a produção e internar fertilizantes”, diz.
A conclusão do berço 4 faz parte das obras de expansão do terminal, iniciada em 2013, que demandou R$ 2,7 bilhões em investimentos. Antes da ampliação, o terminal contava com um berço de atracação, um pátio para armazenamento de enxofre, um armazém para fertilizantes, além de um tanque de amônia, totalizando 140 mil t de capacidade de armazenagem.
Durante a ampliação, foram construídos um novo pátio com capacidade para 66 mil t e cinco armazéns – dois para grãos (83 mil t cada), um para açúcar (114 mil t), um terceiro que pode abrigar tanto açúcar quanto grãos (114 mil t ou 83 mil t) e outro para fertilizantes (60 mil t). Com isso, o Tiplam alcança a capacidade total de armazenagem de 640 mil t. Também foram implementados mais três berços, sendo um para embarque de açúcar, um para embarque de grãos e um para descarga de fertilizantes. Além disso, 11 quilômetros de linha férrea foram construídos dentro do terminal, formando uma pera ferroviária.