A Companhia Docas do Rio de Janeiro anuncia que, após a homologação do novo canal de acesso, pós-dragagem, realizada no ano passado, o Porto do Rio de Janeiro está apto a receber navios de grande porte, com mais de 300 metros de comprimento.
As operações já foram iniciadas com a chegada, no início de fevereiro, do porta-contêiner Santos Express. A embarcação possui 333 m de comprimento, 48,24 m de boca e calado de 13,40 m. O navio da armadora alemã Happag-Lloyd, construído em 2017, conta com um porte bruto de 123.490 toneladas e capacidade para transportar 10,5 mil TEUs.
A operação fez parte da segunda fase do Ramp Up, processo de transição de um porto para receber navios de maior porte de forma progressiva, com manobras experimentais em duas etapas principais.
No Ramp Up 1, o terminal da capital fluminense recebeu navios de até 300 metros de comprimento e calados de até 14,10 m e, no Ramp Up 2 recebeu embarcações com até 340 m e calados de até 14,30 m. Vale lembra que esses navios são do porte dos que atracam nos grandes terminais europeus.