A concessionária Ecoponte, do Grupo EcoRodovias, que administra a Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, anunciou que dará início, em janeiro de 2018, à construção da Avenida Portuária, via exclusiva para veículos de carga que seguem pela Avenida Brasil em direção ao cais do Porto do Rio de Janeiro.
As obras serão realizadas em conjunto com a construção da alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, que sairá da Reta do Cais, na altura do pórtico 3, e seguirá a partir do Arsenal de Guerra do Exército, conectando-se à Linha Vermelha na altura do Parque Alegria.
Com 3,2 km de extensão, a Avenida Portuária terá 2,5 km de trecho compartilhado com a alça e sairá de Manguinhos, estendendo-se até o portão 32 do cais do porto. A via terá duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, sendo uma para cada sentido, e a estimativa de tráfego é de 2,6 mil veículos de carga por dia. Os investimentos para a construção da alça e da Avenida Portuária serão de cerca de R$ 450 milhões, e as obras deverão ser realizadas até maio de 2020.
Os novos trechos serão incorporados à Ponte Rio-Niterói e ficarão sob responsabilidade da Ecoponte, que estenderá todos os seus serviços a eles, como monitoramento por câmera, atendimentos médico e mecânico e manutenção, entre outros. As obras representam a maior intervenção já realizada na ponte desde sua inauguração, há quase 45 anos, e devem gerar cerca de 1.500 empregos diretos.