A Ativa Logística realizou a implementação de um setor específico para o gerenciamento da sua Torre de Controle. A iniciativa surgiu após a companhia aplicar um conjunto de tecnologias, realizar a capacitação dos funcionários e investir na digitalização de processos.
O diretor Nacional de Operações da Ativa Logística, Marcelo Azevedo, explica que a torre faz a integração de todas as tecnologias implementadas pela empresa nos últimos anos, centraliza todos os dados das operações das filiais em tempo real e permite a interpretação dos indicadores gerados pela operação para uma possível tomada de decisão de forma ágil e até preventiva.
“Com isso, conquistamos um forte diferencial competitivo para atingir os níveis de excelência nas operações logísticas que são exigidos pelas companhias dos segmentos de saúde e beleza”, diz Azevedo.
A Torre de Controle Ativa, utiliza mais de 25 dashboards que permitem o monitoramento de dezenas de parâmetros, que contribuem para exceder o nível de performance exigido no mercado – prazo de entregas, agendamentos, desempenho dos motoristas, status das entregas em tempo real, ocupações de cargas da frota, jornada de trabalho da equipe, conduta dos motoristas, gestão para manutenção dos pneus, perfil da operação de cada viagem, controle das operações de transferência e coleta, telemetria da conduta do motorista ao volante, capacidade de abastecimento das filiais, emissão e entrega de notas das mercadorias, horário de chegada e saída dos veículos de transferência, status da capacitação dos motoristas, histórico do ciclo da carga até a entrega e sua localização.
O diretor Nacional de Operações da Ativa Logística, explica que a Torre de Controle da Ativa Logística permite o gerenciamento das operações dos clientes em suas 18 unidades espalhadas pelo país, que movimentam cerca de 50 mil toneladas de produtos de saúde e beleza por mês, que totalizaram 300 mil t movimentadas no primeiro semestre.
“Devido ao tamanho da operação, hoje, a Torre de Controle Ativa tem função essencial para proporcionar visibilidade mais detalhada do monitoramento das coletas e entregas de mercadorias em tempo real e trouxe uniformidade de planejamento para todas as filiais, além de proporcionar para nossos colaboradores e clientes, um modelo de integração que permite ajustes na operação para evitar possíveis entraves operacionais”, pontua Azevedo.