O terminal portuário da Eldorado Brasil, localizado em Santos (SP), completou um ano de atividades em junho. Com um investimento de R$ 90 milhões, o armazém movimentou mais de 740 mil toneladas de celulose nos últimos 12 meses.
Com inauguração do armazém e com o consequente aumento da produtividade na operação portuária, a empresa conseguiu uma redução de custos logísticos de cerca de R$ 50 milhões. Com o amadurecimento da atividade, a expectativa é de uma economia ainda maior para os próximos anos.
“Ter um terminal próprio nos permitiu ganhos operacionais importantes”, afirma Luis Felli, diretor de Operações Comerciais da Eldorado Brasil. “Conseguimos otimizar o escoamento de celulose para o mercado internacional, o que contribui para que a nossa empresa seja uma das mais competitivas de seu setor”.
Atualmente, a Eldorado exporta cerca de 90% de toda a sua produção, e os principais destinos dos embarques de Santos são portos localizados na Ásia, no norte da Europa e no Mediterrâneo.
Com uma área de 9.500 m², o terminal está equipado com o que há de mais moderno em tecnologia de manuseio de carga. Em um ano de trabalho, o local já passou por melhorias de processos e sistemas, o que permitiu que a movimentação passasse de 4 mil toneladas de celulose por dia para 12 mil toneladas.
A empresa também recebeu as certificações ISSO 9001, ISSO 14001 e ISSO 18001, sem restrições ou não-conformidades, que indicam uma gestão de negócios de qualidade, considerando aspectos como sustentabilidade, saúde e segurança ocupacional.