A Raízen, companhia de energia licenciada da marca Shell no Brasil, inaugurou recentemente um centro de triagem de caminhões-tanque em Cubatão (SP), próximo à divisa com o município de Santos (SP).
O local, que possui 22 mil m², tem capacidade para receber 120 veículos por dia e será utilizado para melhorar a gestão da frota que atua nas operações de exportação e importação. Segundo a empresa, o centro de triagem era necessário para planejar melhor os transportes rodoviários no fluxo entre a Baixada Santista e São Paulo.
A iniciativa visa gerar mais segurança e contribuir com a logística da comercialização do etanol oriundo das 24 unidades produtoras da Raízen na Região Centro-Sul, que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes para chegar ao Porto de Santos. “A finalidade principal é garantir maior segurança para os motoristas contratados pela Raízen, os caminhões e os produtos transportados. Além disso, gerar um ambiente muito mais adequado nos entornos dos terminais portuários contratados em Santos, eliminando o estacionamento dos veículos nas ruas do entorno e eventuais congestionamentos na região”, explica Eduardo Lucena, gerente de Operações de Transportes da empresa.
O centro também dispõe de uma área administrativa voltada aos motoristas, com refeitórios, sanitários e espaço para cursos de capacitação profissional. A empresa não divulgou os valores investidos no empreendimento.