A Ceva Logistics abriu oficialmente, em março, seu novo Centro de Excelência Logística, o primeiro na América do Sul, localizado em São Paulo, dentro da nova sede da companhia. Ele se junta aos outros três centros da empresa, localizados nos Estados Unidos, Cingapura e Reino Unido.
Trata-se de uma área onde os clientes atuais e potenciais podem experimentar as ferramentas e metodologias que a Ceva aplica para aperfeiçoar as cadeias de suprimentos e criar vantagens competitivas.
Conforme explica o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Ceva na América do Sul, Fabio Mendunekas, o Centro de Excelência Logística permite demonstrar a inovação logística do mundo real por meio da otimização da cadeia de suprimentos. “Vamos utilizá-lo também para o desenvolvimento de novos talentos profissionais, além de oferecer as melhores tecnologias e soluções para a cadeia de suprimentos”, afirma.
A novidade foi desenvolvida para mostrar as capacidades da Ceva na administração da cadeia de suprimentos, incluindo logística inbound, armazenagem, distribuição, apoio à produção, logística outbound, pós-venda, gerenciamento de fretes e tecnologias utilizadas pela empresa na gestão de seus armazéns.
Números de 2015
A Ceva divulgou ainda o balanço referente ao ano passado. O operador encerrou 2015 com uma receita de aproximadamente US$ 7 bilhões. Os processos e melhorias de produto em andamento em todas as linhas de negócio continuam a produzir resultados e a ênfase em rotas comerciais de qualidade permitiu ganhar participação nas principais rotas ao longo do ano. “Nossa transformação organizacional continua e, recentemente, renovamos o nosso foco em aumentar as oportunidades dentro da nossa organização de transporte terrestre. O investimento agressivo da Ceva em equipes de vendas em campo permitiu captar novos clientes com sucesso em 2015, em particular pequenas e médias empresas”, ressalta Xavier Urbain, CEO da Ceva.
Em gerenciamento de fretes, o Ebitda aumentou para US$ 70 milhões em moeda constante, um aumento de 241% em relação ao ano anterior. Já a receita anual de contratos logísticos aumentou 1,5% quando ajustada em relação a alienações, em moeda constante, resultando em um desempenho estável do Ebitda de US$ 202 milhões. O pipeline de contratos logísticos manteve a tendência de crescimento, fechando com alta de 14% na comparação com 2014, com oportunidades importantes nos setores automotivo, farmacêutico, de consumo e varejo.
A taxa de fechamento de negócios globais no ano foi de 21% em contratos logísticos e de 28% em gerenciamento de fretes, ambas consistentes com o ano anterior. 2015 também apresentou grande crescimento nas equipes de vendas em campo, com aumento de 45% no número de colaboradores em tempo integral.