Quatro meses após adotar uma nova ferramenta, a V Max 2000, fornecida pela Login, para gerenciar a utilização das 60 empilhadeiras dispostas em seis clientes – cinco fábricas e um centro de distribuição – a Abrange Logística já comemora os resultados obtidos.
O gestor de Manutenção da Abrange Logística, Cláudio Zormegman, diz que entre os resultados obtidos, merecem destaque o índice de 99% de disponibilidade dos equipamentos – que antes ficava entre 90% e 95% –, a redução de 25% nas avarias e em 35% nas manutenções. “Agora a empilhadeira reserva é utilizada apenas quando aquela que está em operação é retirada para efetuarmos a revisão e manutenção preventiva”, afirma.
O executivo explica que, para melhorar os números, o trabalho consistiu em instalar em todas as máquinas um dispositivo que detectasse as negligências operacionais – alta velocidade, máquina ligada sem o operador, tombamento – e as corrigisse. Anteriormente, conta Zormegman, as incorreções eram apontadas, mas não havia a pronta resposta para consertá-las.
O cenário é outro e o executivo divulga as funcionalidades da nova ferramenta. “Ela corta a velocidade quando a máquina atinge o limite programado, a ré é acionada apenas quando a empilhadeira é totalmente parada e a tecnologia registra o operador, emitindo relatórios gerenciais de utilização”, diz.
Para os clientes, a introdução da tecnologia também traz vantagens. Segundo o gestor de Negócios da Abrange Logística, José Eugênio de Souza, o uso da ferramenta aliado ao know-how da empresa resultou no aumento da eficiência das operações. “Com a utilização dessa ferramenta percebemos que aperfeiçoamos nossas operações de movimentação interna dos clientes, refletidos na redução do número de acidentes e menor quebra dos equipamentos”, afirma.