A Dematic, fornecedora de equipamentos e sistemas logísticos para movimentação de materiais, lança o RapidPick. Trata-se de um sistema destinado à separação de pedidos que utiliza o conceito de produtos ao operador. O lançamento é projetado para distribuir itens em caixas fracionadas numa configuração que lhe permite a escolha/coleta de até mil itens/operador/hora. A ferramenta tem alta precisão na separação, uma vez que apenas um SKU é apresentado ao operador por vez, na sequência desejada. Além disso, destaca-se pela ergonomia, já que o profissional fica numa única posição, somente efetuando picking na área de ação.
O sistema RapidPick é composto por componentes modulares mecanizados – estações de reabastecimento, estações de picking, racks e módulo abastecimento da separação. Compacto, o produto utiliza uma área entre 30% e 65% menor quando comparado a outros sistemas. Isso é possível, pois a novidade utiliza área cúbica condensada, obtida por meio do uso de módulos de abastecimento chamados de Dematic MultishuttleTM. Composto por transportadores que trafegam sobre uma estrutura de rack modular, com uma unidade em cada nível, os módulos permitem acessar as posições de armazenagem em ambos os lados, com simples ou dupla profundidade.
Outro destaque do RapidPick fica por conta da flexibilidade operacional. Isso porque, ele acomoda uma variedade de dimensões de caixas, em papelão ou plásticas, e otimiza a necessidade de colocá-las em uma bandeja. Além disso, o sistema é projetado como uma solução modular expansível, ou seja, caso seja aumentada a demanda de pedidos, o sistema pode ser expandido adicionando módulos de estação de picking, racks e transportadores Multishuttle.