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3 tendências de varejo e logística em 2025, de acordo com a Drivin

Executivo da Drivin cita soluções tecnológicas que serão indispensáveis para as empresas se manterem na vanguarda do mercado
Por Redação em 15 de janeiro de 2025 às 9h33
3 tendências de varejo e logística em 2025, de acordo com a Drivin
Foto: Pexels
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No ano de 2025, o setor de varejo estará imerso em um ambiente ainda mais dinâmico e competitivo, impulsionado por tecnologias que continuarão transformando a forma como as marcas se relacionam com os consumidores e gerenciam suas operações. Essa é a previsão da plataforma de gestão de transportes Drivin, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas na América Latina. A empresa antecipa que à medida que a demanda por soluções mais eficientes e personalizadas cresce, as empresas precisarão adotar novas abordagens para não apenas atender às expectativas dos clientes, mas também se destacar em um mercado saturado.

Para ajudar as empresas a enxergar novas possibilidades, Alvaro Loyola, country manager da Drivin Brasil, separou três tendências em 2025 para as empresas de e-commerce ficarem de olho desde já. Confira:

 

Adoção de TMS SaaS

O TMS SaaS é um software de gerenciamento de transporte fornecido como um serviço de assinatura (SaaS) baseado em nuvem. Ele funciona como uma ferramenta para ajudar as empresas a gerenciarem seus processos de logística de transporte de forma mais eficiente e rentável. Com otimização avançada de rotas, rastreamento em tempo real e integração com sistemas de terceiros, como ERP e CRM, esse sistema permite planejar rotas mais eficientes, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. A plataforma também facilita o monitoramento contínuo das entregas, oferecendo visibilidade completa da cadeia de transporte e garantindo uma melhor previsibilidade nas entregas.

"Além disso, o TMS SaaS ajuda a reduzir o tempo gasto com tarefas administrativas, automatizando processos como a geração de relatórios e o rastreamento de remessas. Isso libera mais tempo para que as equipes de logística possam focar em atividades de maior valor agregado e em estratégias para otimizar a cadeia de suprimentos. A automação e a inteligência de dados integradas ao software possibilitam uma operação mais ágil e com menos erros, aumentando a eficiência operacional e a satisfação do cliente", explica o executivo.

 

Opticanalidade no lugar de omnicanalidade 

Enquanto a omnicanalidade busca integrar todos os canais de vendas e atendimento, a opticanalidade foca em utilizar o canal mais adequado e eficaz para interagir com o cliente, concentrando-se em maximizar seu desempenho. O conceito baseia-se em uma análise profunda dos dados do cliente, incluindo seus comportamentos e preferências específicas para cada tipo de canal, e ajusta as estratégias de marketing para potencializar os resultados.

"A chave é garantir que cada ponto de contato com a marca seja otimizado para oferecer o melhor atendimento e a máxima conveniência. Para isso, é necessário entender quais plataformas funcionam melhor para determinados tipos de comunicação ou ações de compra, oferecendo a mensagem certa, no momento certo e para a audiência certa, de maneira personalizada e direcionada", diz Loyola.

 

Sustentabilidade nas operações logísticas

A sustentabilidade continuará sendo um pilar crucial, com ênfase na redução da pegada de carbono e na compensação das emissões. Nesse sentido, tecnologias inovadoras serão cada vez mais utilizadas para auxiliar as empresas a monitorarem com precisão suas emissões de gases de efeito estufa, com base em dados como distâncias percorridas e toneladas transportadas. Assim, é possível obter visibilidade em tempo real sobre as emissões e realizar ajustes operacionais para reduzir o impacto ambiental.

Paralelamente, essas ferramentas facilitam a compensação das emissões, permitindo a aquisição de créditos de carbono de projetos ambientais certificados. Vale destacar que, além de atender aos requisitos regulatórios e às expectativas dos consumidores, essas ferramentas também ajudam as empresas a otimizar processos logísticos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência. "Com a visibilidade completa das operações, é possível tomar decisões informadas, como otimizar rotas e escolher modalidades de transporte mais sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões e do consumo de combustível", finaliza Alvaro.

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