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Governo prepara novo diagnóstico para a logística no Brasil com foco na Agenda 2050

Ministério dos Transportes corrige falhas de avaliação de governos anteriores e planeja uso mais eficiente dos recursos logísticos atuais
Por Redação em 30 de setembro de 2024 às 7h08
Governo prepara novo diagnóstico para a logística no Brasil com foco na Agenda 2050
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

O Ministério dos Transportes identificou erros nos diagnósticos de logística feitos em gestões anteriores e, como resposta, está desenvolvendo um novo plano para aprimorar a infraestrutura e o transporte de mercadorias no Brasil. A iniciativa faz parte da Agenda 2050, um projeto de longo prazo que visa melhorar a eficiência logística do país nas próximas décadas. As informações foram divulgadas pelo Painel SA do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo George Santoro, secretário-executivo do Ministério, os planejamentos anteriores utilizavam a nota fiscal eletrônica como base, o que gerou avaliações imprecisas. "Origem e destino na nota fiscal não é algo preciso. Agora, conseguiremos ter mais precisão com o uso do Conhecimento de Transporte Eletrônico, que detalha o trajeto das mercadorias", afirmou Santoro.

Com essa nova metodologia, o governo pretende mapear de maneira mais eficiente as necessidades de investimento no setor, considerando modais rodoviários, ferroviários e aéreos. O objetivo é otimizar o uso dos ativos logísticos já existentes, evitando erros como o do Plano Nacional de Logística, que previa a construção de 20 mil quilômetros de ferrovias — algo considerado impraticável, mesmo com recursos disponíveis.

O novo estudo será conduzido em parceria com a Fundação Dom Cabral e fornecerá diretrizes para a Agenda 2050, documento que está sendo formulado com a participação do Ministério do Planejamento e que funcionará como um projeto estratégico de longo prazo para o país.

Com essa mudança, o governo busca promover um desenvolvimento mais eficiente e sustentável do setor logístico, alinhando os investimentos às reais necessidades do mercado brasileiro.

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