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Correios lança linha de operações logísticas de saúde

Lançamento faz parte das medidas que vem sendo adotadas para rentabilizar a estrutura já instalada em todo o Brasil
Por Redação em 15 de julho de 2024 às 10h12
Correios lança linha de operações logísticas de saúde
Foto: Reprodução / Correios
Foto: Reprodução / Correios

Os Correios aprovaram um plano de negócios para aumentar a sua receita nos próximos anos. O plano começa com a criação de um braço de logística de saúde voltado para os segmentos médico, hospitalar e farmacêutico. Segundo comunicado da empresa, o “Correios Log Saúde” é composto de serviços de armazenagem, separação de itens, controle de estoque, separação e atendimento de pedidos e integração aos demais serviços de entrega e logística reversa dos Correios. 

O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, destacou que o lançamento faz parte das medidas para rentabilizar a estrutura já instalada em todo o Brasil. “Estamos aproveitando a experiência acumulada em contratos regionais de logística voltada para a área da saúde e a nossa capilaridade para oferecer para empresas e governos a melhor solução logística.” 

Com o novo pacote de serviços, a ideia é expandir e aprimorar iniciativas regionais voltadas para o setor de medicamentos. Em Minas Gerais, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde, a empresa já realiza a distribuição de 141 toneladas mensais de medicamentos, materiais e insumos da área de saúde para todos os municípios do estado, incluindo medicamentos termolábeis, transportados em veículo refrigerado. Já no Piauí, a estatal faz a gestão do armazém da Secretaria de Saúde do Estado e atua desde o recebimento dos produtos, separação de itens até a preparação e atendimento de pedidos.

Além disso, os Correios fazem a operação logística de 40 toneladas mensais de medicamentos para a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, o que envolve conferência, armazenagem, separação de itens, preparação e atendimento de pedidos, expedição e entrega nas UBS e hospital municipal de Contagem. 

 

Estratégia de crescimento

Segundo os Correios, o lançamento faz parte de uma série de medidas para reverter reverter os prejuízos de R$ 800 milhões acumulados. No ano passado, foi possível reverter parte desse resultado, que hoje é de cerca de R$ 500 milhões. A meta da estatal é atingir um Ebitda de R$ 150 milhões neste ano.

Segundo o comunicado, a redução do prejuízo foi possível por meio de medidas de gestão que resultaram na melhoria de processos, proporcionando economia de R$ 1,3 bilhão no decorrer de 2023. 

Para 2024, a expectativa é que uma série de ações saneadoras ainda irão reduzir a despesa em R$ 1 bilhão, como a otimização da malha de transportes e a redução de custos de facilities e administrativos, como corte de viagens, entre outras. 

“Vamos sempre trabalhar pela qualidade de investimentos. O governo anterior cortou os investimentos em pessoas, estrutura, marca e inovação e estamos pagando o preço por isso. Estamos corrigindo os erros do passado, mas o tempo todo com responsabilidade fiscal e social”, afirmou Fabiano Silva dos Santos, destacando que o caixa da estatal segue saudável, sem necessidade de aporte do governo federal. 

Para o segundo semestre, a companhia prevê o fechamento de parcerias para o lançamento de novos negócios nos setores financeiro, de telefonia e de e-commerce, com destaque para o marketplace dos Correios. O contrato tem previsão de assinatura em julho, com o lançamento de uma landing page para captação de sellers 30 dias depois. 

“Com nosso marketplace, teremos condições de extrair melhor proveito do potencial desse ecossistema. Além de fazer a venda e a logística completa para os vendedores, queremos ter um banco digital, que está em estudos para desenvolvimento ainda neste ano, para que o consumidor possa financiar sua compra na nossa plataforma”, explicou o presidente dos Correios. 

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