A Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de cabotagem no Brasil, participou pela primeira vez do maior evento do setor logístico da América Latina, o Intermodal South America, que aconteceu em São Paulo, de 5 a 7 de março. A empresa, que iniciou sua operação em fevereiro, aposta na multimodalidade e logística porta a porta, destacando que a ampliação do acesso a cabotagem é essencial para o Brasil. Em entrevista à Tecnologística, o CEO da empresa, Gustavo Paschoa, falou sobre os planos e objetivos da Norcoast para o futuro.
A Norcoast é um novo player no mercado, que há 20 anos não recebe um novo entrante. Apesar de ter sido fundada oficialmente no final de 2023, a empresa vem sendo planejada pelas criadoras Hapag Lloyd e Norsul há mais tempo. "Foi um projeto feito com muito carinho. Nos últimos três anos a gente vem trabalhando nisso, em 2023 a gente iniciou de verdade a implementação da empresa e agora em 6 de fevereiro começamos nossa primeira operação", conta Gustavo.
Apesar de novata no mercado, a empresa já conta com cerca de 180 clientes, sendo mais de 80% deles com operações multimodal entre ferrovia, caminhão e cabotagem. "A nossa proposta para o mercado é trazer a solução completa. O maior concorrente da cabotagem não são as outras empresas de cabotagem, é o caminhão. Queremos transicionar a carga que hoje está na costa a grandes distâncias do caminhão para a cabotagem, e deixar cada modal na sua vocação. A gente estruturou a nossa empresa com equipes para entender as necessidades do cliente e customizar soluções multimodais". A empresa oferece serviços de cabotagem e feeder de contêineres por toda a costa brasileira, com logística de porta a porta e atuação nos principais portos brasileiros - Paranaguá, Santos, Suape, Pecém e Manaus.
A empresa opera hoje com quatro navios com 3.500 TEUs cada, equipados com guindastes de bordo, e conta com parcerias diversas para fazer a integração logística entre modais. Segundo a Norcoast, a interligação da cabotagem aos modais de transporte é uma solução para diversos desafios logísticos e tem muito potencial de crescimento no Brasil.
"A cabotagem hoje representa de 3 a 4% da matriz de transporte no Brasil, e nos últimos 10 anos cresce cerca de 11% ao ano. Isso é totalmente descolado do PIB e do crescimento da indústria. A gente está muito feliz de fazer parte dessa história e levar a cabotagem para patamares mais realistas com o tamanho da nossa costa. Em outros países que têm uma costa tão grande quanto a do Brasil, como China, EUA, Austrália e Nova Zelândia, a participação da cabotagem na matriz é de 45-50%. [...] Eu tenho certeza de que no Brasil a gente poderia chegar facilmente a 40-50% da matriz", defende Paschoa.
Um dos fatores que parece impulsionar o crescimento da navegação costeira no Brasil e no mundo é a sustentabilidade. A cabotagem emite 4 vezes menos gases de efeito estufa, se comparada aos demais modais de transporte, segundo o Observatório do Clima, além de causar menos acidentes ambientais, com maior controle e responsabilização. A Norcoast está de olho nessa agenda, e alinhada com a meta internacional de chegar ao net zero até 2050. A empresa está fazendo testes com a medição da pegada de carbono para clientes seletos, com o objetivo de expandir o serviço para todos os seus clientes. A integradora também tem planos de trabalhar com a venda de créditos de carbono no futuro.
“É preciso ter uma alternativa sustentável para escoar toda a produção brasileira e a cabotagem é a saída mais natural. O setor produtivo nacional está atento a essas vantagens, que geram impacto não só para as próprias empresas, mas também para as comunidades locais, o meio ambiente e a sociedade em geral,” ressalta Gustavo.
A marca traz ainda uma forte atuação no digital e foca na experiência do cliente. Através do “Portal do Cliente Norcoast”, que é uma plataforma completa para garantir a movimentação de contêineres pela costa, o cliente pode criar um login, solicitar uma cotação online, agendar sua reserva, acompanhar todo o processo da coleta à entrega final, passando por todos os modais necessários.