A Log-In Logística Intermodal tem investido em programas e tecnologias que aprimoram a eficiência energética de sua frota, o que tem gerado uma redução significativa nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Os esforços da empresa visam atender aos princípios da agenda ESG (Enviromental, Social and Governance), com foco específico na redução dos impactos ambientais.
Resultado dessas iniciativas, a Log-In alcançou uma redução de 6,7% nas emissões diretas de sua frota, bem como uma diminuição de 10,3% na intensidade de emissões de GEE nas operações do Grupo em comparação a 2021. Considerando o período de 2020 a 2022, esse valor atinge impressionantes 26%.
As melhorias foram implementadas por meio de retrofits em suas embarcações, realizados durante os ciclos de docagem nos últimos dois anos. Em 2021, os navios Log-In Resiliente, Log-In Endurance e Log-In Jatobá passaram por atualizações, seguidos pelos navios Log-In Jacarandá e Log-In Pantanal em 2022. Essas modificações visam otimizar o desempenho dos navios, reduzir o consumo de combustível e minimizar a emissão de gases poluentes.
Mauricio Trompowsky, diretor de Operações da Log-In, destaca a importância dessas ações não apenas para a qualidade do serviço, mas também para a preservação do meio ambiente. "A Log-In tem realizado diversas iniciativas voltadas à descarbonização, demonstrando o compromisso da empresa com seus stakeholders e a implementação da agenda ESG", ressalta Trompowsky.
Os projetos de melhoria na frota incluem a implementação de tecnologia que isola automaticamente uma das turbinas do motor durante operações em baixas cargas, garantindo maior eficiência, melhor desempenho e redução significativa no consumo de combustível e emissões de poluentes.
Outras iniciativas incluem dispositivos para aumentar a eficiência propulsiva, reduzindo perdas devido à cavitação, e a adoção de tecnologia para monitorar e ajustar, em tempo real, os principais parâmetros do motor, garantindo operações cada vez mais eficientes e sustentáveis.
A Log-In também aplicou uma tinta anti-incrustante de última geração, reduzindo incrustações, atrito e aumentando a eficiência hidrodinâmica da embarcação. Além disso, uma nova tecnologia fornece dados em tempo real sobre velocidade, potência e consumo, auxiliando o comandante na tomada de decisões para otimizar as operações e reduzir as emissões.
Trompowsky destaca que os resultados alcançados demonstram a eficácia dos investimentos. "Identificamos uma redução importante no consumo de combustível nos navios em comparação a 2022. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, reforçando cada vez mais nosso compromisso com a agenda ESG", afirma.