A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) anunciou, na última sexta-feira (06), uma nova regulamentação para o transporte de cargas por embarcações na Travessia São Sebastião-Ilhabela. As medidas visam otimizar a operação e garantir a segurança na travessia.
A partir de dez dias da publicação, caminhões de quatro eixos ou mais terão restrição de travessia entre 6h e 20h, de segunda a quinta-feira, em ambos os sentidos. Na sexta-feira, a vedação será das 6h à meia-noite, em ambos os sentidos. Aos sábados, domingos ou vésperas/retornos de feriados prolongados, a restrição muda de acordo com o sentido da travessia.
Para caminhões de três eixos, as restrições também variam conforme o dia da semana e incluem descontos de 20% na tarifa para aqueles que optarem pela travessia entre 0h e 6h.
A norma proíbe o embarque de caminhões que ultrapassem o limite máximo de peso bruto total (PBT) de 40 toneladas e se aplica a veículos a partir de três eixos quando a altura da maré for inferior a 0,5 metros. Além disso, para o transporte de cargas especiais como inflamáveis e explosivos, será obrigatório o agendamento prévio com 48 horas de antecedência.
Essas medidas fazem parte de um conjunto de ações para aprimorar o sistema de travessias litorâneas do estado, incluindo investimentos significativos na modernização da frota e em infraestrutura.
Para agendamento prévio, acesse: [https://semil.sp.gov.br/dh/agendamento-veiculos-cargas-perigosas-e-residuos/](https://semil.sp.gov.br/dh/agendamento-veiculos-cargas-perigosas-e-residuos/)