A Agesbec Porto Seco realizou no último dia 14, um fórum sobre Comércio Exterior e Logística e contou com a presença de entidades públicas e privadas ligadas ao setor. O Lounge Upstairs do Grand Hyatt Hotel foi palco para as discussões.
A Receita Federal do Brasil (RFB) desempenhou intervenções na abertura e em dois painéis, oferecendo insights sobre a Zona Secundária e apresentando o ROAD (Radar de Oportunidades Aduaneiras), um projeto liderado pela 8ª Região Fiscal da RFB em colaboração com o SINDASP, focado na coleta de demandas para facilitar o comércio exterior no Brasil.
O destaque das apresentações incluiu dados compartilhados pelo AFRFB Fabiano Coelho, Superintendente Adjunto da RFB na 8ª Região Fiscal, sobre o peso das 4 grandes Alfândegas de São Paulo, responsáveis por 54% das importações e 43% das exportações do Brasil. O AFRFB Sr. José Paulo Balaguer, Delegado da Alfândega de São Paulo, apresentou informações sobre a 5ª maior alfândega do país. Além disso, líderes do setor, como Fernando Pieri, Presidente da ABEAD, e Elson Isayama, Presidente do SINDASP, compartilharam conhecimentos durante o evento.
Outros participantes notáveis incluíram André Brito, representando Natália Resende, Secretária de Logística do Governo do Estado de SP, e Aroaldo Oliveira, Presidente da Agência de Desenvolvimento do ABC.
Os debates abordaram novidades e perspectivas para o setor, incluindo o início do CCT Aéreo e o Programa OEA Brasileiro. Além disso, foram discutidas iniciativas inovadoras de transparência, como o Projeto ROAD, e o TRAM (Trânsito Aduaneiro Monitorado pela Receita Federal), uma modalidade que promete agilizar o transporte para as Zonas Secundárias (Portos Secos) e reduzir custos.
O evento foi encerrado com um coquetel de congraçamento e networking, com música ao vivo proporcionada por Cecília Mota, ao fundo da icônica Ponte Estaiada de São Paulo vista pelos vitrais do Hyatt Hotel.
LEIA MAIS: