A terceira edição do programa iNova Logística na LogTV Tecnologística, trouxe novamente a ESG como tema principal. O vídeo trouxe como convidado mais uma vez Ricardo Melchiori, diretor da Voticare e especialista em ESG, dessa vez para falar sobre como usar a matriz de materialidade e aplicar estratégias de ESG na empresa.
O programa também contou com a presença do apresentador Mauricio Pastorello, diretor de desenvolvimento de negócios da ERA Expense Reduction Analysts, e da diretora da Tecnologística, Shirley Simão.
Ricardo explicou que não há caminho único para começar nas práticas de ESG. Cada empresa precisa analisar o que é importante, estratégico e relevante para si, considerando seus stakeholders, atividades e segmentos de atuação. Nas companhias em que o foco na mão de obra é importante, por exemplo, o pilar social do ESG pode se tornar prioridade, enquanto em outras companhias as ações de sustentabilidade terão mais impacto.
"É preciso encontrar a ligação entre o que é importante para uma das partes interessadas e o que é importante para a empresa", explica Ricardo. Ele ainda explicou como a matriz de materialidade pode ser construída para ajudar no processo, já que ela envolve identificar os stakeholders e temas relevantes do negócio para identificar pontos de convergência.
Ricardo também lembrou mais uma vez que é possível aplicar estratégias de ESG mesmo com orçamentos limitados, ressaltando a importância de se trabalhar com o que já se tem. Um exemplo é a redução das emissões de carbono: enquanto substituir a frota completa de transporte pode ser uma realidade distante para muitas empresas, há outras ações de impacto: "Treinamento de motorista é uma das formas mais baratas, eficientes e eficazes na redução de emissões e na redução de custos", sugere.
Independente da realidade da empresa, os fundamentos do ESG ainda estão no domínio dos processos e na cultura de melhoria contínua, como lembraram os participantes.
Você pode conferir a entrevista completa na LogTV, o canal oficial da Tecnologística no YouTube.
LEIA TAMBÉM: