A SafeCompany, startup de segurança, desenvolveu uma plataforma digital de serviços para ampliar o controle e combater o roubo de cargas em médias empresas. A empresa faz uso da infraestrutura de câmeras e alarmes já existente nas empresas e adiciona uma camada de monitoramento proativo e automatizado, baseado em Inteligência Artificial.
A tecnologia é capaz de interpretar em tempo real eventos capturados nas imagens, permitindo a detecção de ameaças, tentativas de invasão, acesso indevido, irregularidades e até mesmo a falta de uso de equipamentos de proteção individual nos ambientes da empresa.
O sistema promete auxiliar na prevenção e combate ao roubo de cargas, que gerou prejuízos de cerca de R$ 1,27 bilhão para empresas de transportes em 2021, segundo pesquisa da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).
Para combater roubos, além das soluções de vigilância, a empresa conta com operações para detectar falhas internas de segurança: "Para dissuadir conluios, evitar o vazamento de informações e o descumprimento de procedimentos e controles, a SafeCompany conta com ferramentas avançadas para análises de background check e do perfil ético de profissionais, bem como para a realização de diligências sobre o ecossistema de terceiros e prestadores de serviço da organização e controle de seus contratos, licenças e certificados.”, relata Maurício Ciaccio – sócio da Avantia e CSO da SafeCompany.
A empresa também oferece recursos como canal on-line para reporte anônimo de irregularidades, camada de cibersegurança para detecção de vulnerabilidades nos ambientes de TI da empresa e um aplicativo para acompanhamento de colaboradores que atuam em áreas ou atividades de risco.
A startup surgiu como um esforço conjunto entre a empresa de segurança eletrônica Avantia, instalada no Porto Digital de Recife, e a ICTS Security, consultoria em segurança empresarial brasileira com origem em Israel. Seu objetivo é atender a empresas de médio porte em diversos segmentos, incluindo o setor de logística brasileiro.
LEIA TAMBÉM: