A Michelin lançou os seus novos produtos que compõem a renovação da linha X Multi destinada para caminhões, durante evento na Vila Olímpia, em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (14). A tecnologia dos novos pneus reduz consumo de combustível, taxa de desgaste e emissão de CO² com garantia de outras performances.
Os novos modelos apresentados ao mercado durante o evento foram: X Multi Z2, X Multi Energy Z&D, X Multi Energy Z e X Multi Energy D. De acordo com a fabricante de pneus, as soluções são capazes de reduzir o custo total de operação, oferecer mais segurança e menos impacto ambiental.
De acordo com os dados da Confederação Nacional do Transporte, a qualidade do pneu – e, consequentemente, a redução no consumo de combustível - pode diminuir a emissão de CO² do veículo em até 13%. Os altos custos operacionais, a ocorrência de acidentes e as paradas não programadas estão entre as principais reclamações dos frotistas. Ainda segundo a CNT, 50% dos custos variáveis – que inclui diesel, pneu, manutenção, e lubrificante - são impactados pela qualidade do pneu.
"Quando a gente fala dessa nova nova linha, a gente está falando de 4,7% de redução de combustível, se a gente comparar com os outros principais pneus do mercado, e o combustível hoje em dia é o maior gasto da frota", pontua Vinicius Sperandio, gerente de Produto da Michelin na América do Sul, em entrevista à Tecnologística.
Conforme informações da Michelin, a empresa já possui os novos produtos em estoque e estão disponíveis ao mercado. “A gente trata de ir além dos pneus para poder suportar e apoiar os nossos clientes em todos os desafios, seja no dia a dia da operação, como nos novos desafios relacionados ao ESG”, afirma Boanerges Neto, COO da Michelin Connected Fleet, ao explicar à Tecnologística as tecnologias adotadas pelo grupo nas novas soluções.
Em entrevista com Glauce Ferman, diretora de Comunicação, Marcas e Sustentabilidade da Michelin América do Sul, e Bruna Mesquita, gerente de Sustentabilidade da Michelin na América do Sul, elas comentaram sobre as metas de descarbonização da empresa.
“A gente tem metas a longo prazo, até 2050, que a gente quer, inclusive, chegar a net zero. Recentemente, aderimos a essa campanha que está movimentando toda a sociedade e instituições privadas, então estamos falando de emissões líquidas de carbono zero até 2050”, explica Glauce Ferman dizendo que este é um projeto robusto e que envolve todo o trabalho do grupo, em todas as etapas.
“Essa meta de 2050 tem um marco. Em 2022, nosso último recorte, já estamos em -41% [em emissões de CO²]. [...] A gente tenta engajar a cadeia logística em redução de 15%, em relação a margem de 2018, e os fornecedores que é ter 70% das emissões de CO² nas matérias primas com metas de redução validadas pela SBTi [Science Based Targets]”, completa Bruna Mesquita.
Conheça as características dos novos produtos:
X Multi Z2
Com redução de 13% na resistência ao rolamento, os pneus da X Multi Z2 possuem taxa de desgaste 24% menor em relação ao X Multi Z+. Outra mudança é em relação à quilometragem: aumento de 14% no transporte rodoviário de passageiros e de 10% no transporte de carga rodoviária.
Além disso, os riscos de acidentes também foram mitigados através do uso de tecnologias. O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste e emissão de CO².
X Multi Energy Z&D
Os pneus X Multi Energy Z&D são 3,4kg mais leves que a linha anterior, a Z+, com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior.
Os resultados dos testes sobre eficiência energética e desgaste de pneus, tanto internos, como os auditados pela DEKRA, apresentaram redução de 4,7% de combustível, e consequentemente menor emissão de CO² em comparação com os principais concorrentes do mercado. Para os testes foram usados 10 conjuntos de caminhão trator acoplados a 10 semirreboques de 3 eixos distanciados.
Segundo a empresa, se os pneus forem usados em conjunto com as soluções da Michelin Conected Fleet by SASCAR, o potencial de redução do consumo de combustível do veículo praticamente dobra de valor: a economia total de combustível da frota chega a 9,2% (4,7% do pneu + 4,5% de economia com gestão e telemetria, com câmara de fadiga, rotograma falado e black box).
X Multi Energy Z
De acordo com a fabricante, além da redução de consumo de combustível proporcionada pelo conjunto Energy Z&D, o pneu X Multi Energy Z apresentou taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo de sua utilização.
As tecnologias da linha X Multi Energy Z proporcionam maior resistência a choques, perfurações e infiltrações, trazendo maior quilometragem total do pneu e redução de custos totais de operação. Além disso, a linha tem maior capacidade de carga (cerca de 7,5T) e mais estabilidade, com redução dos riscos de acidentes também foram mitigados.
X Multi Energy D
Os novos produtos da linha são 3kg mais leves que a linha anterior, a D2, e apresentam uma redução de 14% na resistência ao rolamento sem perder a aderência e mantendo a quilometragem. Possuem ainda taxa de desgaste 24% menor, apresentando redução de consumo de matéria-prima e menor geração de particulado no meio-ambiente.
Seu desenho da banda de rodagem permite que através dos sulcos mais fechados no início da vida, eles se abram ao longo de sua utilização, fazendo com que o pneu tenha boa aderência no seco e no molhado ao longo de toda a sua utilização, reduzindo a resistência ao rolamento e melhorando a taxa de desgaste.
LEIA TAMBÉM: