A VLI anunciou que dará início nesta semana a obras de melhorias ferroviárias no município de Aracruz (ES). A expectativa é elevar a eficiência do trecho que dá acesso ao porto de Barra do Riacho, onde há movimentação de cargas como celulose, toretes de madeira e produtos siderúrgicos. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 37 milhões nas obras.
O projeto prevê a ampliação do pátio de manobras e na edificação de uma estrutura para reparos leves em vagões, além de contrapartidas sociais acordadas com a comunidade local. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Vale e a VLI, e a previsão é de que as obras sejam finalizadas ao longo do segundo semestre deste ano.
“Esta é mais uma solução que visa gerar valor para o negócio dos nossos clientes, como é o caso da LD Celulose, cuja operação foi iniciada em 2022 trazendo, por ferrovia, celulose solúvel diretamente da fábrica da LD, no Triângulo Mineiro. A ampliação do pátio permite a circulação de trens em sentidos opostos, com segurança e sem necessidade de parada, resultando em ganhos de eficiência para a operação”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Leste da VLI, Diego Zanella.
De acordo com a VLI, a estrutura de reparos leves de vagões também representará um incremento de eficiência, uma vez que permitirá consertos de menor complexidade – como troca de peças e de rodeiros – sem a necessidade de movimentação do material rodante até a oficina da VLI instalada em Cariacica, também no Espírito Santo.
Entre as contrapartidas à comunidade local que serão oferecidas por ambas as empresas estão a realocação de uma passagem em nível na região, com obras de pavimentação e iluminação; a vedação da área operacional, o que representará um reforço de segurança tanto para os moradores quanto para a operação; a instalação de equipamentos de recreação e atividade física em Barra do Riacho; e o asfaltamento da rua de acesso ao pátio, entre outros pontos.
LD Celulose e operações da VLI no ES
Para realizar o transporte de carga para a LD Celulose em direção ao sistema portuário do Espírito Santo, a VLI investiu cerca de R$ 400 milhões na aquisição de 215 vagões exclusivos para a LD e nove locomotivas para aumentar a capacidade de transporte de carga no Corredor Centro-Leste.
A VLI ainda estuda realizar novos investimentos e criar novas oportunidades para aumentar os volumes transportados aos portos do Espírito Santo. Atualmente, a VLI movimenta aproximadamente 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do estado, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas.
LEIA TAMBÉM: