A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, implementou um chatbot para apoiar e otimizar seu setor de logística. Segundo a empresa, a nova ferramenta gerencia as ocorrências de entregas, com foco não apenas no cliente final, mas também nas empresas que realizam o transporte dos produtos.
A ação surgiu para resolver gargalos que a companhia costumava enfrentar na área logística uma vez que a companhia revela que faz dezenas de milhares de entregas por ano. De acordo com a empresa, em cerca de metade dos casos era necessário que se fizesse algum tipo de contato com os motoristas para resolver questões como divergências de dados, levando a equipe de logística a investir quase duas horas para resolver a ocorrência, ocasionando problemas operacionais, como atrasos nas entregas e custos extras.
O grande desafio, então, era diminuir os ruídos de comunicação e aumentar a eficiência do setor de logística, sem perder o contato próximo com os fornecedores responsáveis pelo transporte. A solução surgiu a partir do projeto K-Conecta, programa da Kimberly-Clark junto à consultoria corporativa Innoscience, que faz conexão com startups para fortalecer a cultura de inovação dentro da companhia e agilizar e modernizar processos.
Desenvolvido pela startup Cosmobot, o Kim é um robô que funciona por meio do Whatsapp. Quando o motorista manda uma mensagem, o chatbot solicita que ele forneça algumas informações, como o número da nota fiscal do produto, para confirmação de entrega e localização do pedido. Se necessário, o sistema também aciona o vendedor responsável por aquela demanda, para que as questões sejam resolvidas o quanto antes.
Por ser um aplicativo popular que não exigiu um processo de adaptação por parte dos motoristas, a utilização do Whatsapp se mostrou a melhor opção e teve adesão dos fornecedores. “Com o Kim, os problemas operacionais nas entregas passaram a ser resolvidos em menos de meia hora, um grande ganho de eficiência para as demandas logísticas”, afirma o diretor de Tecnologia da K-C no Brasil, Silvio Veloso.
Todo o desenvolvimento do chatbot foi realizado pela área de Customer Transformation da Kimberly-Clark, setor responsável pelo processo de transformação digital da companhia, que implementa novos métodos de trabalho por meio de experiências com projetos-pilotos.