O governo federal assinou ontem, dia 13 de março, no primeiro dia da 24ª edição da feira Intermodal South America, em São Paulo, um acordo que prevê uma série de ações para capacitação dos trabalhadores do sistema portuário. O Memorando de Entendimento para Cooperação Técnica firma um acordo entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e o Centro de Treinamento Portuário de Flandres, afiliado ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.
O acordo foi chancelado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e diversas entidades do setor. O documento, direcionado aos profissionais das áreas portuária, administrativa e operacional, prevê a formação e a qualificação dos trabalhadores e a transferência de tecnologia.
Segundo o presidente da ATP, o almirante Murillo Barbosa, serão mais de 18 mil trabalhadores do sistema portuário beneficiados pela iniciativa. “Essa parceria nos permitirá promover o desenvolvimento de capacidades”, disse. Ainda segundo o executivo, os profissionais terão a oportunidade de ampliar conhecimentos nas suas áreas de atuação e, assim, contribuir para a modernização dos serviços do setor e, consequentemente, trazer mais eficiência e melhoria dos resultados econômicos para o Brasil.
O acordo entre o centro de treinamento belga e o sistema portuário brasileiro tem validade de três anos. Para a execução da iniciativa, a implementação dos projetos poderá contar com recursos financeiros governamentais e não-governamentais, captados pelas entidades conforme os respectivos projetos de execução.