A DC Logistics Brasil está levando dez árvores jabuticabeiras do Paraná para Shanghai, na China. O transporte das árvores, com aproximadamente seis metros cada, será feito por navio e exige cuidados extras. “Esse tipo de operação não é comum nem no Brasil nem no mundo. Elas estão sendo transportadas a pedido de uma empresa especializada em plantas”, diz o inside Sales da DC Logistics Brasil, Leandro Ribinski.
Cada uma das árvores está em uma espécie de conteiner aberto, chamado de flat rack. “As raízes receberam um composto químico e dentro de cada contêiner existe um mecanismo para que elas recebam água e cheguem perfeitas ao destino. A operação só foi possível devido à autorização concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, diz. “É um grande projeto, que vai nos trazer a oportunidade de contribuir para o plantio de árvores frutíferas brasileiras em solo chinês. Esse trabalho diferenciado reforça porque a DC Logistics Brasil é destaque no setor há 23 anos”, diz o diretor da DC Logistics Brasil, Guilherme Mafra.
A operação no Porto de Paranaguá será realizada em parceria com a TCP, que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs por ano, conta com 320 mil metros quadrados de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.