A companhia de taxi aéreo Helimarte informa que investiu US$ 1,5 milhão na aquisição de aeronave cargueira para ser empregada em transportes emergenciais. O avião, modelo Gran Caravan, tem capacidade para movimentar até 1.500 quilos de carga e rotas com origem nas cidades de São Paulo e Jundiaí com destino a Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Curitiba.
O diretor-geral da Helimarte, Jorge Bitar, afirma que a empresa transporta hoje, com o único cargueiro, 9 mil kg por mês de peças automotivas. Ainda segundo o executivo, esta é a primeira, de uma série de três aeronaves idênticas, que a companhia irá agregar à sua frota. Bitar anuncia que a segunda deve entrar em operação até o final deste ano e a terceira em meados de 2014, calculando que com a chegada de mais essas duas transportarão 25 mil kg mensalmente. Toda a manipulação das cargas será realizada no hangar de 10 mil m² que a aérea possui em São Paulo.
Na opinião do diretor-geral, o mercado de transporte aéreo emergencial está crescendo devido à distância entre as fábricas de peças e as montadoras. Sem revelar valores, Bitar revela que a carga já representa 8% no faturamento da companhia.
A Helimarte está localizada no Campo de Marte. Há 13 anos no mercado, a empresa possui em sua frota, além do cargueiro, nove helicópteros, com capacidades de 1 a 6 passageiros, e quatro aviões – de 4 a 9 passageiros.