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Renault investe no segmento de utilitários

Montadora apresenta linha 2012 e reposiciona preços para ganhar mercado
Por Redação em 1 de julho de 2011 às 14h31 (atualizado em 07/07/2011 às 11h51)
A montadora francesa Renault apresentou ontem sua linha 2012 do utilitário Master, produzido na sua linha de montagem em São José dos Pinhais (PR) e Kangoo, fabricado em Córdoba, Argentina. As principais novidades do Master se referem ao reposicionamento de preços da linha, com itens que antes eram opcionais incluídos como de série, sem o repasse do valor total para o preço final. Com esta estratégia, a empresa espera continuar crescendo no mercado de utilitários leves na qual, além dos concorrentes tradicionais, compete agora com as marcas chinesas. A Renault aposta na maior nacionalização de peças e aumento de volume para reduzir custos e preço final. Além disso, tem dado mais ênfase na venda a empresas, que hoje representam 30% das vendas de veículos leves. Para atender a este segmento, a empresa investe em consultoria junto aos frotistas, para levantar as necessidades específicas do segmento, e nos pontos de venda denominados Renault Empresa (RE), que disponibilizam nas concessionárias áreas segregadas dedicadas ao atendimento a frotas, com equipamentos específicos e atendimento prioritário. Hoje, a marca possui 175 concessionárias no país e espera atingir 200 até o final deste ano. Os RE (Renault Empresa) são hoje 22 pontos, mas também devem crescer, embora a empresa não especifique em quanto. Também faz parte da estratégia de crescimento no mercado de utilitários a facilidade de financiamento, através da própria financeira da marca. Com relação à concorrência com os asiáticos, a Renault tem como estratégia ressaltar os diferenciais da marca, como a estrutura própria no país e região, no pós-vendas e na rede de concessionárias, além da redução de preço final. Hoje, a empresa possui uma participação de mercado de 7% no modelo Kangoo, que espera subir para 9% até o final do ano. Já na linha Master o share é de 19%, com expectativa de fechar 2011 com 21%. Em 2010, a empresa emplacou 5.799 unidades do Master e 2.421 do Kangoo. Até maio de 2011, já haviam sido emplacadas 1.174 unidades deste último modelo. “O Master tem potencial de atingir 25% de share. Hoje, há fila de espera de três meses para adquirir o veículo”, informa Gustavo Schmidt, vice-presidente Comercial da empresa. De acordo com ele, entre os modelos do Master, 10% das vendas são de chassi cabine e 10% são de transformados – veículos que são customizados de acordo com necessidades específicas. Neste segmento, um diferencial da marca é que os transformados vêm com garantia de fábrica e o usuário pode financiar conjuntamente chassi e baú. Novidades na linha
Renault investe no segmento de utilitários
Master_Furgao_site
Além dos itens opcionais que viraram de série, como o trio elétrico (vidros, travas de portas e espelhos retrovisores) o Master 2012 traz ainda redução no custo de alguns itens, como do Pack Climatização – que inclui ar condicionado dianteiro e traseiro – e do Pack Segurança, com freios ABS e Air Bag Duplo. Outra novidade na linha é a introdução do Minibus L3H2 (chassi longo e teto alto), voltado ao segmento de transporte de passageiros, na linha de veículos transformados. Disponível em três versões principais, Furgão, Chassi Cabine e Minibus, a linha 2012 da Master teve sua gama de veículos transformados ampliada para 14 sub-modelos, com diferentes capacidades de carga, de lugares para passageiros e de teto (alto ou baixo). Todos os modelos da linha Renault Master são equipados com motor Diesel 2.5 dCi 16V, com cabeçote de alumínio e sistema Common Rail, que desenvolve uma potência máxima de 115cv (3.500rpm) e 29,6 kgfm de torque (1.600 rpm). Kangoo Express
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Renault_Kangoo_Express_site
A Renault mostrou também o mais novo modelo de sua linha de comerciais leves, o Kangoo Express Hi-Flex, que possui 800 kg de carga útil, uma das maiores capacidades do segmento, e volume total de 2,8 m3. O motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex, desenvolvido pela equipe de engenharia da Renault do Brasil, permite ao veículo atingir a potência de 98,3 cv com álcool e 95 cv se abastecido com gasolina, a 5.000 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 15,3 mkgf (álcool)/15,1 mkgf (gasolina) a 3.750 rpm. O modelo tem porta traseira assimétrica, o que facilita a operação de carga e descarga em espaços reduzidos, e possui uma única opção de acabamento. O Kangoo Express está disponível em duas versões de série (com ou sem porta lateral corrediça) e duas transformadas: a ambulância simples remoção e o modelo isotérmico. O veículo conta ainda, como itens de série, com direção hidráulica, regulagem elétrica dos faróis com comando interno (que ajuda a manter a visibilidade noturna quando o veículo está carregado), terceira luz de freio, rodas de aro 14 (165/70) e protetor de cárter. Elétrico A Renault informou, ainda, que iniciará a produção em série do seu primeiro utilitário Zero Emissão, o Kangoo ZE, a partir do próximo mês de outubro, na Europa. De acordo com Schmidt, o veículo terá cerca de 160 km de autonomia e a rede de recarga, que já existe na Europa, está sendo ampliada. Além disso, estará à venda um kit de recarga para instalação particular. A empresa afirmou que não há previsão de lançamento de veículos elétricos no Brasil, porque a matriz energética é diferente, com maior ênfase na utilização do etanol como combustível sustentável. www.renault.com.br
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