Montadora fornece 15 veículos a uma subsidiária da companhia holandesa, a maior distribuidora privada de GLP do mundo
A Iveco acaba de fechar seu primeiro negócio com a Supergasbras, para fornecimento de 14 Eurocargo 170 E22 e um Stralis 490 S38, que serão utilizados no transporte de botijões de gás. A empresa compradora pertence à SHV Brasil, responsável por 24% do mercado nacional e subsidiária do grupo holandês SHV Gas, o maior distribuidor privado de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) do mundo. Antes desta venda, a montadora já tinha parceria com outras grandes representantes do mercado no país, a Ultragaz e a Nacional Gás.
Além de servir como gás de cozinha, o GLP é aplicado como combustível e em diversos setores da cadeia de produção e de serviços. Esse abrangente mercado faz parte dos interesses da montadora, que aposta que, a partir deste primeiro acordo, vai ampliar seu fornecimento ao grupo SHV. “Graças a um longo trabalho de relacionamento, conseguimos quebrar a hegemonia da frota da Supergasbras”, acredita Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco no Brasil.
Mas a montadora enumera outro fator determinante na escolha da SHV: o custo benefício de seu produto sobre os veículos que a distribuidora vinha usando na atividade. “Os veículos que eles já tinham têm capacidade para 15 toneladas, e o nosso carrega 17 toneladas”, afirma Cavalcanti, completando que essa diferença torna mais rentável a operação. Transportando mais botijões por viagem, reduzem-se custos em diesel e pneus que, segundo o executivo, representam os maiores gastos de uma transportadora.