Embarcações serão utilizadas para o transporte marítimo entre a Ásia e a costa leste da América do Sul
A Hamburg Süd batizou nesta quinta feira, no pátio da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, em Okpo, Coréia do Sul, dois navios porta-contêineres. Denominados Bahia – homenagem ao estado brasileiro – e Bahia Blanca, porto ao sul da província argentina de Buenos Aires, as embarcações ficarão responsáveis pelo transporte marítimo da companhia entre a Ásia e a costa lesta da América do Sul.
O Bahia e o Bahia Blanca são os primeiros, de um total de seis navios porta-contêineres, com capacidade para 3.752 TEUs e 50.800 tdw, além de 610 tomadas para contêineres reefer. As embarcações possuem 254 metros de comprimento geral e motor com 26.160 kW de potência, alcançando a velocidade de 21,5 nós.
Dados
Números divulgados pela Hamburg Süd mostram que a empresa faturou mundialmente, em 2005, 3,037 bilhões de euros. Em 2004, este índice foi de 2,6 bilhões de euros. O volume transportado em 2005 totalizou 1,525 milhão de TEUs, enquanto no ano anterior foram registrados 1,4 milhão de TEUs.
O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos do Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne e suco. Na rota inversa, destaque para os produtos químicos e autopeças.