Aeronave será utilizada na interligação das redes aérea e rodoviária da companhia na Europa
A TNT Express e a Guggenheim Aviation Partners (GAP) – empresa de investimentos em aviação sediada nos Estados Unidos – anunciaram no último mês de dezembro o recebimento do primeiro Boeing Cargueiro 747-400ER. A aeronave foi entregue à GAP e será utilizada pela TNT Express para interligar sua rede aérea e rodoviária na Europa.
Os fundos de investimento gerenciados pela GAP possuem atualmente uma frota de 31 aeronaves Boeing. A entrega realizada no mês de dezembro foi a primeira de um total de seis Cargueiros 747-400ER encomendados em junho de 2005. No início de 2006, a GAP realizou, ainda, um pedido adicional de mais quatro Cargueiros 747-8 e três Cargueiros 777.
Segundo o CEO da TNT, Peter Bakker, a chegada do primeiro Boeing 747 é uma importante etapa em direção a um dos objetivos estratégicos da companhia, que é o de ser a transportadora líder entre a Ásia e a Europa. “O avião interligará nossa rede aérea e rodoviária na Europa. Isto trará aos nossos clientes a garantia de maior rapidez no tempo de trânsito para a Europa, tendo total visibilidade e controle por meio dos serviços de TI integrados da TNT, resultando em custos menores com inventário e cadeia de fornecimento”, afirma.
Atualmente, a TNT Express conta com uma frota de 46 aviões, incluindo seis Cargueiros 737 e um Cargueiro 757, da Boeing. De acordo com a companhia, já está prevista para o início deste ano a aquisição, também em parceria com a GAP, de um segundo Boeing 747-400 ER Cargueiro.
Perfil
O Boeing Cargueiro 747-400ER caracteriza-se por ter uma porta especial no bico do avião, que permite acomodar as grandes cargas de alto valor, e uma porta lateral, proporcionando eficiência e flexibilidade em operações de solo.
Dados divulgados pela companhia dão conta de que a Boeing é líder no mercado de carga aérea, fornecendo mais de 90% da capacidade total de carga dedicada mundial. Só a família Boeing Cargueiro 747 transporta metade da carga aérea do mundo. As previsões da empresa para o setor são otimistas, com a projeção de um crescimento médio anual de 6,1% pelos próximos 20 anos. Só o mercado europeu compreende aproximadamente um terço de todo tráfego aéreo de carga do mundo.