A DHL Express Brasil iniciou um projeto piloto para testar a van elétrica Arrow One em suas operações de entregas urbanas. O veículo, desenvolvido com um conceito de "Walk-in van", já está em operação na Serra Gaúcha, sendo utilizado no processo de entregas last mile da empresa.
Segundo comunicado divulgado pela Arrow Mobility, fabricante do modelo, a van elétrica tem capacidade para substituir até duas vans convencionais ou quatro furgões menores, o que pode reduzir custos operacionais e melhorar a mobilidade em áreas urbanas. O veículo permite que o motorista acesse a carga sem precisar descer, conta com um corredor interno espaçoso e um layout otimizado para circulação. A altura interna é de 2,10 metros, e o volume de carga atinge 16,5 m³, com capacidade para transportar até duas toneladas, número superior ao de outros modelos de porte similar.
A Arrow One já integra as frotas de empresas como Mercado Livre e To Do Green, empresa de entregas que opera para a Amazon no Brasil.
A Arrow One é equipada com um motor elétrico de 183 cv e 35,7 kgfm de torque. Há duas opções de baterias fornecidas pela CATL: uma de 70 kWh (dois packs de 35 kWh) e outra de 105 kWh (três packs). O modelo pode atingir velocidade máxima de 105 km/h.
Para recarga, a fabricante optou pelo uso de corrente alternada (AC) a 22 kW, considerada uma alternativa mais viável, uma vez que muitos centros logísticos ainda não dispõem de infraestrutura para carregamento rápido em corrente contínua. O custo estimado dos carregadores AC para o Arrow One é de R$ 5 mil, o que possibilita a implementação de uma estrutura de recarga compatível com a operação de frotas elétricas.