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DHL Express Brasil inicia testes com van elétrica Arrow One em projeto piloto

Veículo elétrico já utilizado por outras empresas do setor será avaliado em operações da companhia no país
Por Redação em 7 de março de 2025 às 7h54
DHL Express Brasil inicia testes com van elétrica Arrow One em projeto piloto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A DHL Express Brasil iniciou um projeto piloto para testar a van elétrica Arrow One em suas operações de entregas urbanas. O veículo, desenvolvido com um conceito de "Walk-in van", já está em operação na Serra Gaúcha, sendo utilizado no processo de entregas last mile da empresa.

Segundo comunicado divulgado pela Arrow Mobility, fabricante do modelo, a van elétrica tem capacidade para substituir até duas vans convencionais ou quatro furgões menores, o que pode reduzir custos operacionais e melhorar a mobilidade em áreas urbanas. O veículo permite que o motorista acesse a carga sem precisar descer, conta com um corredor interno espaçoso e um layout otimizado para circulação. A altura interna é de 2,10 metros, e o volume de carga atinge 16,5 m³, com capacidade para transportar até duas toneladas, número superior ao de outros modelos de porte similar.

A Arrow One já integra as frotas de empresas como Mercado Livre e To Do Green, empresa de entregas que opera para a Amazon no Brasil.

Apresentação no Electric Days 2024
O modelo foi um dos destaques da segunda edição do Electric Days, evento global realizado em novembro no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, promovido por Motor1.com e InsideEVs. Durante o evento, a DHL Express Brasil compartilhou informações sobre os resultados alcançados na fase inicial dos testes com o veículo.

A Arrow One é equipada com um motor elétrico de 183 cv e 35,7 kgfm de torque. Há duas opções de baterias fornecidas pela CATL: uma de 70 kWh (dois packs de 35 kWh) e outra de 105 kWh (três packs). O modelo pode atingir velocidade máxima de 105 km/h.

Para recarga, a fabricante optou pelo uso de corrente alternada (AC) a 22 kW, considerada uma alternativa mais viável, uma vez que muitos centros logísticos ainda não dispõem de infraestrutura para carregamento rápido em corrente contínua. O custo estimado dos carregadores AC para o Arrow One é de R$ 5 mil, o que possibilita a implementação de uma estrutura de recarga compatível com a operação de frotas elétricas.

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