O Grupo Hyundai Motor anunciou que utilizará caminhões elétricos movidos a células de combustível de hidrogênio na logística de sua nova fábrica nos Estados Unidos, a Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA), localizada na Geórgia. A medida será implementada em parceria com a Glovis America, subsidiária logística do grupo. No total, 21 caminhões Hyundai XCIENT serão empregados inicialmente nas operações.
"Na HMGMA, estamos comprometidos em criar soluções de transporte sustentáveis", declarou Oscar Kwon, CEO da HMGMA. "Nossos caminhões XCIENT com célula de combustível de hidrogênio produzem zero emissões e oferecem uma alternativa mais limpa aos métodos tradicionais de logística de peças usados em outras instalações industriais."
Os caminhões Classe 8 Hyundai XCIENT serão responsáveis pelo transporte diário de peças automotivas de fornecedores regionais para o complexo industrial da HMGMA. Durante a fase inicial, as operações logísticas se concentrarão no transporte entre fornecedores e um Centro de Consolidação. Em seguida, a frota será expandida para atender uma rede mais ampla. Os veículos a hidrogênio representarão cerca de um terço da frota utilizada pela Glovis America nas operações logísticas da fábrica.
A iniciativa está alinhada aos esforços da Hyundai para reduzir as emissões de carbono e promover práticas logísticas mais sustentáveis. Jim Park, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor América do Norte, destacou o papel estratégico do projeto: "A implantação dos caminhões XCIENT para logística e operações da HMGMA é uma das principais iniciativas da HTWO. Essa estratégia reflete nossa visão de um ecossistema logístico de hidrogênio de circuito fechado e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental."
A HTWO, marca lançada pela Hyundai no início deste ano, reúne os negócios do grupo relacionados ao hidrogênio, abrangendo desde a produção até o uso da tecnologia. Além da frota, a HTWO Logistics, joint venture entre a Hyundai Motor Company e a Glovis America, vai instalar uma estação móvel de reabastecimento de hidrogênio no complexo industrial. A instalação de uma estação fixa de produção e abastecimento está em desenvolvimento e será detalhada em breve.