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BMW Group introduz frota logística movida a hidrogênio na planta de Regensburg

Projeto busca substituir gradualmente a propulsão elétrica e reduzir o uso de baterias nas operações logísticas
Por Redação em 5 de dezembro de 2024 às 6h42
BMW Group introduz frota logística movida a hidrogênio na planta de Regensburg
Foto: Divulgação/BMW Group
Foto: Divulgação/BMW Group

O BMW Group anunciou o lançamento de uma frota de transporte movida a hidrogênio em sua planta de Regensburg, na Alemanha, como parte dos esforços para otimizar as operações e avançar em direção a uma logística mais sustentável. A partir de 2026, os trens de reboque e empilhadeiras utilizados nas áreas de estampagem, montagem e produção de carrocerias passarão a funcionar com hidrogênio. A transição completa está prevista para 2030.

Objetivo do projeto
A mudança para a propulsão a hidrogênio tem como objetivo melhorar a eficiência logística e reduzir as limitações associadas ao uso de baterias elétricas. Atualmente, os veículos industriais da planta precisam trocar suas baterias duas vezes por turno, um processo manual que leva cerca de 15 minutos e exige espaço adicional para armazenamento e manuseio.

De acordo com Armin Ebner, diretor da planta, a transição para o hidrogênio representa um passo essencial na implementação da BMW iFACTORY, um modelo de fábrica digital e sustentável.

Infraestrutura para hidrogênio
Para garantir o fornecimento necessário, será instalada uma rede de tubulações de dois quilômetros na planta, juntamente com seis estações de abastecimento descentralizadas. Essas estações abastecerão a frota logística com hidrogênio e servirão como pontos de armazenamento temporário por meio de reboques especiais. Após a implementação, espera-se que a planta consuma cerca de 150 toneladas de hidrogênio por ano.

Etapas da transição

A frota logística da planta é composta por cerca de 230 trens de reboque e empilhadeiras. A transição desses veículos para a propulsão a hidrogênio será realizada de forma gradual, com uma implementação inicial a partir de 2026 e conclusão prevista para 2030.

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