A A.P. Moller - Maersk concluiu o pedido de 20 navios porta-contêineres equipados com motores bicombustíveis, como parte do plano de renovação de frota anunciado em agosto de 2024. Os contratos foram firmados com três estaleiros e preveem a construção de embarcações com capacidade combinada de 300 mil TEUs.
Os novos navios serão equipados com sistemas de propulsão a gás liquefeito e têm tamanhos variando de 9.000 a 17.000 TEUs, permitindo flexibilidade operacional dentro da rede da Maersk. Anda Cristescu, Chefe de Afretamento e Novas Construções da empresa, destacou que os navios substituirão embarcações existentes na frota e contribuirão para os objetivos de descarbonização da companhia.
De acordo com o cronograma, as primeiras entregas estão previstas para 2028, com a última embarcação sendo entregue em 2030. Além dos navios próprios, a Maersk também finalizou contratos para fretar embarcações bicombustíveis de metanol e gás liquefeito, somando 500 mil TEUs de capacidade. Esses navios serão integrados gradualmente à operação, substituindo parte da frota atual.