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Marquise Ambiental adota caminhões movidos a biometano em projeto piloto

Iniciativa contempla Fortaleza (CE) e Osasco (SP) e reforça uso de combustíveis sustentáveis
Por Redação em 3 de dezembro de 2024 às 7h46
Marquise Ambiental adota caminhões movidos a biometano em projeto piloto
Foto: Divulgação/Scania
Foto: Divulgação/Scania

A Marquise Ambiental, empresa especializada em gestão de resíduos sólidos e serviços urbanos, recebeu três caminhões movidos a biometano e gás natural comprimido (GNC) em parceria com a Scania. A entrega ocorreu na fábrica da montadora durante a Semana do Transporte Sustentável. Os veículos serão utilizados em um projeto piloto nas operações da EcoFor, em Fortaleza (CE), e da EcoOsasco, em Osasco (SP). O suporte operacional será fornecido pelas concessionárias Casa Scania Conterrânea (CE) e Casa Scania Codema (SP).

Além dos veículos entregues, a Marquise Ambiental já contratou a aquisição de 18 novos caminhões do mesmo modelo, que serão entregues ao longo de 2025. O objetivo é implementar soluções que conectem a coleta de resíduos ao uso de combustíveis renováveis, reduzindo impactos ambientais.

Tecnologia e regulamentação impulsionam adoção de biometano
A iniciativa está alinhada à Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a utilização de combustíveis sustentáveis como alternativa ao diesel. O biometano, produzido a partir de resíduos sólidos, é capaz de reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 90%. A Marquise Ambiental é pioneira no desenvolvimento do biometano no Brasil e opera a planta GNR Fortaleza, no Ceará, considerada a maior do Norte e Nordeste.

Segundo Paulo Studart, diretor de Operações da Marquise Ambiental, o projeto visa integrar a coleta de resíduos à produção de biometano, criando um ciclo completo de sustentabilidade. "Com os novos veículos, esperamos gerar valor em toda a cadeia de resíduos sólidos, desde a coleta até o abastecimento da frota com combustível renovável", explicou.

Modelo escolhido e eficiência operacional
Os caminhões adquiridos são do modelo P 280 XT, com motor Euro 6 e capacidade de armazenagem de até 230 metros cúbicos de gás. Projetado para atender demandas específicas do segmento de coleta urbana, o veículo oferece autonomia compatível com operações urbanas e tecnologia para reduzir emissões.

Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental, destacou que o modelo atende plenamente às exigências operacionais e representa um avanço para o setor. "O P 280 XT oferece desempenho e eficiência em linha com as metas ambientais", afirmou.

Parceria e expansão do mercado de biometano
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania, ressaltou a importância da colaboração entre as empresas. "A Scania lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável, com mais de 1.400 unidades de caminhões movidos a gás natural ou biometano comercializadas no Brasil desde 2019", disse.

Adriano Ventura, diretor-geral da Casa Scania Conterrânea, reforçou o impacto positivo da iniciativa. "Essa parceria contribui para a redução do impacto ambiental e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis em toda a cadeia produtiva", concluiu.

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