A ZF, empresa de tecnologia industrial, introduziu dois veículos autônomos guiados (AGVs) em sua unidade de Limeira (SP), para otimizar o processo de distribuição de componentes. Cada AGV é composto por um rebocador e seis vagões, com capacidade para transportar até cinco toneladas de componentes automotivos. A rota percorrida pelos AGVs soma um quilômetro, conectando o armazém do complexo industrial com diversos pontos das linhas de produção de freios e direções.
Os AGVs são parte da estratégia da ZF para modernizar e digitalizar seus processos industriais, alinhando-os aos princípios da Indústria 4.0. Equipados com sensores, os AGVs operam com segurança em ambientes industriais complexos, navegando por rotas fixas identificadas por frequência indutiva e detectando obstáculos através de scanners. A velocidade e a segurança são controladas por 170 tags RFID instaladas ao longo do trajeto.
Segundo Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul, a introdução dos AGVs tornou o processo de distribuição mais ágil, reduzindo o tempo de transporte de componentes de 1h30 para 15 minutos. O fluxo contínuo de entregas é mantido 24 horas por dia, com um AGV sendo carregado enquanto outro realiza entregas.
Os AGVs utilizam baterias de lítio, que são fáceis de carregar e não emitem poluentes, contribuindo para a sustentabilidade das operações. A implementação em Limeira segue exemplos de outras unidades da ZF no interior paulista, como Engenheiro Coelho, Sumaré e Sorocaba.
A adaptação dos AGVs ao ambiente da planta de Limeira incluiu a instalação de semáforos estratégicos para controlar o trânsito de veículos e garantir a segurança. A tecnologia aumentou a precisão e eficiência das operações logísticas, proporcionando maior confiabilidade e produtividade à unidade industrial.
"A adoção dessa tecnologia é extremamente benéfica, aumentando a precisão, eficiência, sustentabilidade e produtividade das nossas operações logísticas", afirma Daniela Beltrame.