O mercado uruguaio de veículos comerciais pesados apresentou um cenário surpreendente ao encerrar o ano de 2023 com um crescimento de 4,8%, totalizando 3.137 unidades vendidas, em comparação com as 2.993 do ano anterior. O destaque vai para o segmento de ônibus, que registrou um impressionante crescimento de 175,9%, contribuindo significativamente para o desempenho positivo do mercado. A liderança de vendas de caminhões ficou com a chinesa JAC, consolidando-se como a marca mais vendida, seguida pela Volkswagen e JMC.
Enquanto isso, o Equador manteve uma estabilidade com um leve crescimento de 0,2% em 2023, totalizando 15.657 unidades de caminhões, ônibus e vans vendidas. Os segmentos de ônibus e vans impulsionaram esse crescimento, registrando aumentos de 45,3% e 18,8%, respectivamente. A HINO liderou as vendas de caminhões, seguida pela Chevrolet e JAC.
No Peru, apesar do recuo de 2,3% nas vendas de veículos comerciais pesados, o desempenho foi considerado o terceiro melhor dos últimos nove anos. O mercado peruano registrou um crescimento de 9,8% em dezembro de 2023, impulsionado pela renovação de frotas no setor mineiro. O ano, no entanto, teve um saldo negativo devido à diminuição em setores que tradicionalmente compram caminhões e ônibus, como a construção e a indústria transformadora.
LEIA TAMBÉM: