No fechamento de 2023, a DAF Caminhões, atinge um marco significativo ao liderar as vendas de veículos Euro 6 no primeiro trimestre. A decisão estratégica de focar nessa tecnologia se revelou acertada, com 8.344 unidades emplacadas ao longo do ano, solidificando a posição da fabricante no topo do ranking de vendas do mercado.
Dentre as 8.344 unidades vendidas, 7.512 foram caminhões pesados, com destaque para o renomado DAF XF, vice-líder de vendas. No segmento de semipesados, a ascensão do DAF CF Semipesado Rígido fica evidente, com 832 veículos emplacados. Esses números reforçam a presença da DAF Caminhões nos segmentos acima de quinze toneladas, conquistando um market share de 3%, e acima de 40 toneladas, alcançando impressionantes 13,9% - o melhor desempenho da empresa em seus primeiros 10 anos de operação no Brasil.
Comparando os resultados com o ano anterior, a DAF Caminhões registrou um crescimento expressivo de 22,8%, saindo de 6.793 veículos emplacados em 2022 para as atuais 8.344 unidades. Essa performance positiva se reflete também no DAF XF, o veículo mais vendido da marca, que mantém sua posição de destaque na vice-liderança do segmento de pesados com a configuração de 530 cavalos, além de ocupar a quarta posição com a versão de 480 cavalos.
Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Brasil, comemora os resultados, destacando a estratégia adotada pela empresa em 2020 de antecipar a adaptação dos caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6. Essa antecipação permitiu à DAF estar à frente no mercado, apresentando caminhões Euro 6 prontos para comercialização, já testados e aprovados pelos clientes. Em um cenário em que o mercado de caminhões retraiu 16,39%, a DAF Caminhões não apenas resistiu, mas cresceu.
LEIA TAMBÉM: