A Bracell anunciou um investimento na instalação de câmeras externas em toda a sua frota de caminhões bitrem que transportam celulose até o Porto Intermodal de Pederneiras. O objetivo principal é proporcionar maior segurança tanto para os motoristas quanto para as comunidades que utilizam as rodovias.
Em uma iniciativa inovadora, cada caminhão bitrem agora está equipado com cinco câmeras estrategicamente posicionadas e conectadas a uma central de monitoramento 24 horas localizada na fábrica da Bracell, em Lençóis Paulista (SP). Essas câmeras acompanham de perto o motorista durante todo o trajeto, que começa na indústria onde ocorre o carregamento da celulose e se estende até o Porto Intermodal de Pederneiras, de onde a celulose é transportada por via ferroviária para o Porto de Santos. As câmeras oferecem uma visão abrangente, cobrindo cinco ângulos diferentes: frontal, monitoramento de fadiga, cabine, lateral do motorista e lateral do passageiro.
Uma das características mais notáveis é a câmera de monitoramento de fadiga, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para detectar sinais de cansaço por parte do motorista. Caso seja identificada qualquer indicação de fadiga, o sistema emite um alerta sonoro e notifica a central de monitoramento.
Além de proporcionar segurança em tempo real, todas as imagens capturadas pelas câmeras também podem ser utilizadas para auxiliar em investigações e na resolução de incidentes, caso ocorra algum incidente envolvendo um dos caminhões.
Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell, destaca a importância dessa iniciativa: "A combinação de tecnologia, câmeras e equipes de monitoramento amplia significativamente a segurança e a confiabilidade de nossas operações logísticas. Com a instalação das novas câmeras em 100% da frota, estamos fortalecendo ainda mais a segurança de nossa equipe de motoristas e dos usuários das rodovias".
Para Pagano, esse sistema pioneiro não só torna as operações mais seguras, mas também fornece dados valiosos para tomadas de decisão estratégicas, como o remanejamento de turnos dos motoristas com base em seus perfis individuais. "Isso é uma maneira de valorizar nossos profissionais, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de nossa equipe, ao mesmo tempo em que proporcionamos maior segurança às comunidades", concluiu Pagano.
Com essa iniciativa, a Bracell reforça seu compromisso com a segurança e a excelência operacional, estabelecendo novos padrões na indústria de transporte de celulose. A empresa continua a liderar não apenas na produção de celulose, mas também na proteção de suas operações e daqueles que compartilham as estradas com seus caminhões.
LEIA TAMBÉM: