A Safran, empresa de tecnologia que atua nos segmentos de aviação, defesa e espaço, e a AGS, empresa que atua no segmento de logística aeronáutica, assinaram uma carta de intenção para a eletrificação da frota que atende a empresa no Brasil.
“Vamos introduzir o primeiro veículo elétrico imediatamente, mas será o primeiro de muitos. Além de toda a nossa preocupação com a sustentabilidade, na embalagem dos itens transportados estamos agora criando rotas 100% elétricas. Não são híbridas apenas”, diz o CEO AGS, Alexandre Gulla.
Já François Haas, da Safran, ressalta que o momento é muito importante, pois a empresa tem metas ousadas na redução das emissões. “Temos de chegar a 2030 com redução de 50% e queremos ser neutros em 2050. A pressão sobre a indústria da aviação é grande, por isso precisamos contar com parceiros para nos tornarmos cada vez mais sustentáveis, de forma que agradeço à AGS a iniciativa e a proatividade.”
O primeiro veículo elétrico escolhido pela AGS para transporte de peças e motores é o furgão 100% elétrico BYD eT3. O modelo, segundo dados do fabricante, evita a emissão de 13,8 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 99 árvores por veículo (considerando 54.000 km rodados/ano). O veículo tem capacidade de 3.300 litros, é silencioso e possui uma bateria que pode ser carregada em uma hora.