A Olivo Cold Logistics, empresa de origem francesa que está iniciando suas atividades no país com representante próprio, apresenta sua linha de gabinetes e caixas isolados termicamente para o transporte de produtos resfriados, congelados ou sensíveis à temperatura. Disponíveis em diversas dimensões e com diferentes opcionais, os equipamentos têm a vantagem de permitir a manutenção da temperatura por mais de 24 horas sem a necessidade da utilização de caminhões refrigerados para o transporte.
Os contêineres podem ser dotados de dois sistemas de refrigeração. O primeiro são as placas eutéticas, acumuladores de frio que devem ser congelados antes de serem colocados no contêiner. A quantidade de placas colocada dentro de cada equipamento varia de acordo com o tempo de viagem e a temperatura exterior.
O segundo sistema é o Siber System, uma tecnologia de refrigeração criogênica e automatizada que utiliza como agente de refrigeração o gelo seco (resultante da mistura de CO2 líquido com o ar), que possui alto valor congelante. Neste caso, os equipamentos são dotados de um tanque que recebe a quantidade específica de CO2 de acordo com o tempo de viagem e a temperatura externa. Ele é colocado diretamente no tanque por meio de uma pistola, que é interligada por meio de tubos isolados. A pistola injeta a quantidade exata requerida para a viagem e também exaure os gases residuais resultantes da operação. O Siber System é um sistema patenteado e utilizado em diversos países europeus e asiáticos.
Ihor Woznarowycz, representante da Olivo no Brasil, afirma que outra grande vantagem dos equipamentos é a possibilidade de levar produtos secos, frios e congelados em um mesmo caminhão convencional, sem nenhum sistema de refrigeração externo. “Além do fornecimento dos contêineres, nós também orientamos os clientes sobre a melhor solução de refrigeração de acordo com seu projeto logístico”. Os gabinetes são indicados especialmente para a logística de alimentos e perecíveis, enquanto as caixas são voltadas à distribuição de produtos químicos e farmacêuticos.
Os contêineres permitem ainda a colocação de sistema de rastreabilidade, que fornece informações variadas, como o histórico de limpeza dos equipamentos, a identificação do contêiner, o tracking da rota seguida dentro do armazém, o rastreamento durante a distribuição, além do rastreamento e armazenamento de informações sobre a temperatura dentro do contêiner, o que possibilita o controle do histórico da manutenção da cadeia de frio.
A Série Roll é composta de 15 modelos de gabinetes monoblocos rotomoldados em polietileno, com portas com abertura de 270º e articulação de duplo eixo (sem dobradiças). O fecho rápido e o chassi são feitos em aço tratado anticorrosão. Os equipamentos são dotados com duas rodas fixas e duas giratórias e possuem quatro alças moldadas no próprio corpo.
Como opcionais, a série Roll oferece suporte de placas eutéticas em aço plastificado ou inox; suporte padrão; gaveta para gelo seco; rodas com trava ou pés metálicos fixos; prateleira em aço plastificado ou inoxidável; grade metálica superior para transporte de produtos secos; porta objetos; cantoneiras em aço inox para bandejas e caixa de retenção de líquidos.
Já as caixas da Série BAC são oferecidas em quatro modelos com vedação estanque em EPDM ou silicone, com tampa equipada com amortecedor a gás para abertura assistida a 80º. A articulação da tampa é moldada no próprio material para abertura a 115º, com fechos embutidos robustos. Os modelos BAC 55 e BAC 130 possuem encaixe para empilhamento embutido na tampa. Os equipamentos possuem alças modaldas no próprio corpo e válvula para dreno, facilitando a limpeza e a conservação.
Como opcionais, a Série BAC oferece placa eutética; gaveta para gelo seco; rodas com travas ou pés metálicos; plataforma metálica equipada com quatro rodas, sendo duas fixas e duas giratórias, podendo ainda ter travas nas rodas giratórias; e vedação em silicone.
Segundo Woznarowycz, os equipamentos já são utilizados no Brasil pelo Pão de Açúcar e pelo Carrefour, no transporte dos centros de distribuição para as lojas, e a empresa já está em tratativas avançadas com outras grandes redes de varejo.
Os contêineres Olivo são produzidos na França e estão disponíveis para pronta entrega no Brasil, possuindo ainda certificação internacional para o transporte de alimentos.