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Labor apresenta implementos New Sider e Evolution

Equipamentos trazem inovações que permitem maior capacidade de carga e facilidade nas operações
Por Redação em 3 de julho de 2015 às 10h18

A fabricante de implementos rodoviários Labor apresentou na feira CeMat dois equipamentos que puderam ser vistos em ação pelo público no Display de Inovação, uma ilha dentro do evento que simula uma operação logística real.

Labor apresenta implementos New Sider e Evolution
Um deles é a carreta New Sider que, apesar de possuir as dimensões externas de uma carreta padrão, com 15 metros de comprimento, 2,6 m de largura e 4,35 de altura, oferece capacidade para transportar 43 paletes. Trata-se de uma carreta monobloco com dois andares, cuja configuração permite o carregamento pelas laterais – que são lonadas –, ou pela parte traseira, com as empilhadeiras podendo acessar os dois andares pelas laterais.

A New Sider carrega 28 paletes na parte superior e 15 na inferior. Isto é possível porque a carreta não tem eixo na parte traseira e em seu lugar foi criado espaço para o carregamento de mais paletes. Ela funciona com rodas monobloco com paralamas auto-sustentáveis e bolsa de ar pneumática para o carregamento. Na parte traseira, o piso é roletado, permitindo o deslizamento dos paletes e proporcionando maior facilidade na operação de carga e descarga. Os roletes também são pneumáticos e ficam travados quando colocados na posição mais baixa.

De acordo com Heberson Cosso, diretor da Labor Equipamentos, a New Sider é indicada principalmente para operações de transferência no transporte primário. Além da versão sider, a Labor oferece a carreta também no modelo fechado, que é dotado de uma plataforma móvel para acesso ao piso superior.

Labor apresenta implementos New Sider e Evolution
Já o Evolution é um implemento que pode ser oferecido nas versões truck ou carreta. O primeiro tem 8,7 metros de comprimento, 2,6 m de largura e 4,3 m de altura. Feito na configuração double deck, também com dois andares, o equipamento oferece capacidade de transporte para 32 paletes. O diferencial está na plataforma traseira que opera desde o solo até o segundo andar, o que permite o carregamento com empilhadeiras em ambos os andares. O andar inferior permite cargas de até 1,7 m de altura e o superior de até 1,2 m. Outro diferencial é o teto móvel, que sobe até 1,7 m para facilitar as operações de carga e descarga.

Segundo Cosso, o projeto do Evolution foi desenvolvido para a Honda para o transporte de motocicletas. A montadora japonesa utiliza as duas versões – carreta e truck, a primeira para transferência e a segunda para distribuição. “Eles já utilizavam um implemento semelhante, mas era pesado e antigo, com um sistema que fazia o deck subir durante as operações. Nós propusemos então o Evolution, que é mais leve, feito em alumínio, e tem o sistema do teto levadiço, o que faz mais sentido, já que o teto não tem carga, é mais leve, demanda menos energia na movimentação e aumenta a vida útil do equipamento”, explica Cosso, acrescentando que a montadora já possui mais de 60 equipamentos em sua frota e que, agora, a Labor o está oferecendo para outros segmentos.

“Estes são exemplos dos projetos que podemos fazer, que são muito diferentes. Nosso objetivo não é o padrão. Fabricamos equipamentos que tragam ganhos reais para o usuário, de acordo com as necessidades específicas de cada um. Temos um departamento de engenharia apto a desenvolver e fabricar qualquer tipo de projeto. Os equipamentos são oferecidos sob encomenda ou fazem parte da linha, como o New Sider, que por ser uma carreta de dimensões padrão, está disponível em nossa linha”.

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