A Viastore Systems, empresa de origem alemã que inaugurou unidade no Brasil no final do ano passado, participou da CeMAT divulgando produtos voltados à intralogística. Dentre eles, destacam-se os separadores de pedidos HPPS e Viapick.
O HPPS é um sistema de alto desempenho para aplicação em centros de distribuição que orienta o separador, indicando qual item deve ser retirado e em que quantidade. Os contêineres, que são reabastecidos e dispostos de forma automática, são inclinados na direção do separador, oferecendo maior ergonomia durante o trabalho.
Controlado pelo WMS, o HPPS proporciona até 40% a mais de eficiência em relação aos separadores de pedidos convencionais, devido a fatores como redução nas distâncias percorridas a pé e menor tempo de treinamento. Além disso, a Viastore indica que o sistema ocupa até 70% menos de espaço, com múltiplos níveis de separação e ausência de vias de entrada e saída para materiais armazenados, separados e contêineres vazios.
A solução de pick and pack automatizado Viapick é indicada para a separação de pedidos de movimentações médias e lentas. Composto por um conjunto de esteiras para o transporte de contêineres, um robô para o processo de separação e softwares de controle e análise, o Viapick realiza aproximadamente 450 operações por hora.
O WMS analisa os dados dos contêineres por meio de reconhecimento de imagens, direcionando o robô, que retira o item e deposita no contêiner de destino. O sistema trabalha conforme definição prévia e sem intervenção humana.