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Empilhadeiras, transpaleteira e rebocador, da Jungheinrich

Gama de equipamentos é composta pelas séries 2 e 4, elétrica contrabalançada, retrátil e trilateral; transpaleteira e rebocador completam a linha
Por Redação em 21 de março de 2013 às 16h00 (atualizado às 16h21)

A Jungheinrich apresentou durante o evento sua gama de novos produtos – empilhadeiras tipo ETM/ ETV 214/216, elétrica contrabalançada EFG série 4, retrátil ETV 318 e trilateral EKX 515. Além disso, mostrou a transpaleteira elétrica com timão, do tipo ERE 120, e rebocador Jungheinrich tipo EZS 570.

Com design compacto, a empilhadeira série 2 tipo ETM/ ETV 214/216 conta com aumento de até 10% em sua eficiência. Isto se deve a uma elevação maior, a diminuição das velocidades e a melhoria na aceleração, implementadas nesse modelo. A nova tecnologia aplicada permite que o mastro seja puxado de volta entre os braços de apoio e a empilhadeira, não necessitando, portanto, de contrapeso para estabilizá-lo, com isso o equipamento pode operar em corredores de 2.711 mm de largura. A altura de elevação máxima do lançamento é de 10.700 mm e sua capacidade é de até 1.000 kg.

Outro diferencial desse modelo está no fato de que os garfos e os perfis do mastro estão abertos facilitando a visibilidade do condutor, além do que, os principais elementos de operação são de fácil acesso e os pedais são organizados como de um automóvel.

O seu sistema de controle de posição assegura o fácil e rápido empilhamento de alturas de armazenagem, previamente definidas. Os sensores de carga da empilhadeira reconhecem se um palete está posicionado sobre os garfos para empilhamento ou se os garfos vazios são levantados para a recuperação de um palete.

A nova ETM / ETV 214/216 da Jungheinrich também pode ser equipada com diferentes pacotes de acessórios conforme a demanda. O pacote 'efficiency' representa o maior tempo de operação, com apenas uma carga da bateria. O pacote 'drive plus' é para aplicações de longas distâncias. O pacote 'lift plus', por outro lado é adequado se houverem elevações muito altas.

Outro lançamento é a nova empilhadeira elétrica contrabalançada EFG série 4. Os novos modelos podem transportar cargas de até 3.000 kg com menor consumo de energia, devido ao uso da última geração da tecnologia AC trifásica. Além disso, este novo modelo foi desenvolvido com novos padrões ergonômicos e de conforto, gerando um alto índice de satisfação por parte dos operadores.

Já a empilhadeira retrátil ETV 318, tem como principais características a capacidade de elevar e transportar cargas de até 1.800 kg, elevação de até 11.500 mm, com capacidade residual de 1.000 kg. Possui teto panorâmico, feito de vidro resistente a impactos, para a visibilidade da carga durante a operação. Conta ,ainda, com direção elétrica e o volante permanece na posição mais ergonômica – chamada posição 9 horas – sempre que o equipamento se move em linha reta.

Na operação, a ETV 318, apresenta mais facilidades e eficiência. O sistema “Position Control”, por exemplo, torna a operação mais rápida e simples, possibilitando cadastrar previamente as alturas de estocagem. A máquina também possui o sistema Warehouse Control, responsável pela transmissão de dados entre o terminal embarcado e o sistema WMS da operação. Já o Operation Control utiliza os sensores para pesar constantemente a carga e sincroniza-la com a respectiva altura de elevação. Se a capacidade residual for excedida, é emitido um aviso sonoro e outro no painel de operação, alertando o operador. Este modelo também pode ser configurado com diferentes pacotes, de acordo com o tipo da operação.

A Jungheinrich apresentou também a empilhadeira trilateral, EKX 515 recomendada para estantes altas, com capacidade de carga de até 1.500 kg. O equipamento alcança alturas de elevação de mais de 14 metros, sendo que a cabine de operação é elevada (“man-up”) junto com os garfos, que podem ser utilizados para armazenagem em ambos os lados, economizando tempo de operação.

Portfólio completo

A companhia também levou à CeMat outras duas novidades: uma transpaleteira elétrica e um rebocador. O modelo ERE 120 de transpaleteira elétrica permite que o operador atue a pé ou a bordo, com uma plataforma basculante, podendo movimentar cargas de até 2.000 kg.

A novidade é indicada para o transporte de mercadorias em percursos mais longos no almoxarifado, assim como para tornar mais prático o carregamento e descarregamento de caminhões. Em relação à segurança e ao conforto de direção, além da plataforma basculante com amortecimento suave, todo o trem de força está amortecido pelo ShockProtect, diminuindo as vibrações que afetam o motorista, a mercadoria e o próprio veículo. Os apoios laterais opcionais não só aumentam a segurança do motorista, mas também permitem que o veículo possa atingir uma velocidade máxima de até 8,5 km/h.

O acoplamento é visível ao operador, seja qual for sua posição, e também é de fácil acesso. Com um sistema remoto semiautomático de desacoplamento, o operador também pode acoplar e desacoplar trailers sem deixar a plataforma de operação.

Já o rebocador EZS 570 é equipado com motor de acionamento de 48 Volts, com tecnologia trifásica de corrente alternada da Jungheinrich. De construção robusta o modelo tem chassis feito de chapa de aço de 8 mm, com tampa desenvolvida especialmente para ele que não só garante a segurança do operador, mas também é destaque no visual do novo rebocador. Lâmpadas traseiras e indicadores de LEDs completam o modelo que possui deslocamento seguro e confortável, com possibilidades de ajuste a qualquer aplicação, devido ao controle de impulsos SpeedControl e ao freio elétrico ativado automaticamente.

Além disso, um degrau integrado no chassis facilita a entrada e a saída do operador no rebocador. As vantagens ergonômicas do veículo também são visíveis, especialmente pela posição de sentar com espaço para as pernas. Devido à construção compacta, a máquina possui pequenas distâncias entre o posto de trabalho e o acoplamento ou a carga, permitindo a operação em espaços reduzidos. Ele conta, ainda, com pequeno círculo de manobra e o botão de marcha lenta, que permitem conduzir o veículo em baixa velocidade, se o espaço no armazém ou na produção for restrito.

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